Dom Quixote (de Coimbra) – o Teatrão | Coimbra – 4 de Outubro – 22h00 e 5 de Outubro – 16h00 – Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima

03 Outubro 2016

Dando continuidade à vasta e diversificada programação do Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, neste ano em que se comemora o 120.º Aniversário da secular sala de espectáculos limiana, serão apresentadas duas sessões do espectáculo Dom Quixote (de Coimbra), pela companhia O Teatrão - Oficina Municipal de Teatro de Coimbra, com encenação de Isabel Craveiro, num espectáculo criado a partir da obra de Cervantes, com excertos das versões de António José da Silva, Monteiro Lobato, Yevgeni Shvarts e Orson Welles.

Atendendo ao facto de se tratar de um espectáculo para maiores de 6 anos e que se adequa também a um público infanto-juvenil, na prossecução dos objectivos que o Teatro Diogo Bernardes pretende atingir, não descurando qualquer tipo de público, haverá uma segunda sessão na tarde do dia 5 de Outubro, feriado nacional, às 16h00, possibilitando que as famílias se desloquem ao teatro e aproximando miúdos e graúdos do equipamento e das artes do espectáculo, neste caso concreto, do teatro.

"Voltar a explorar o terreno fértil do sonho e do encantamento de Quixote e companhia expressa uma vontade teimosa de tomar os desejos por realidade. Por ele nos ensinou a fórmula que pode misturar a ficção e a realidade, resgatando de cada uma o que for melhor e mais feliz. Em 2009, quando se habitou pela primeira vez a OMT e a adaptação de Jorge Louraço ao texto mítico de Cervantes, a apropriação foi um convite a entrar por todas as portas que uma casa pode ter e, assim, tomá-la por completo e a meias com o público. Hoje, com a vontade renovada e o ânimo espicaçado pelo caos recente e pelo que dele sobrou (sobreviveu, mas um Cavaleiro Andante não geme), abrem-se outras tantas entradas e caminhos que dão gosto à urgência e à actualidade de ser Quixote num mundo de Moinhos de Vento. Porque voltar a este texto? Porque é prazeroso, é divertido e mais que isso. O Cavaleiro da Triste Figura, o tal Fidalgo de la Mancha (ou de Coimbra? resta a dúvida) é cada um de nós. Hoje, como sempre tem sido." Isabel Craveiro

Ficha técnica e artística:
Dramaturgia Jorge Louraço Figueira
Encenação Isabel Craveiro
Elenco Dinis Binnema, Inês Mourão, João Castro Gomes, Margarida Sousa
Elenco de Apoio João Amorim, João Santos
Música Original Afonso Rodrigues, Filipe Costa
Desenho de Luz Jonathan Azevedo
Dispositivo Cénico e Figurinos Helena Guerreiro
Adereços e Construção/Montagem Cenário José Baltazar
Fotografia Carlos Gomes
Vídeos Promocionais Bruno Pires
Design Gráfico Studio Dobra
Comunicação e Assessoria de Imprensa Margarida Sousa, Mariana Pardal
Cabeleireiro Carlos Gago
Costureira Fernanda Tomás
Direcção de Produção Cátia Oliveira
Produção Executiva Carlos Pinto
Operação de Luz e Som Jonathan Azevedo
Duração: 75 min.

Os bilhetes encontram-se à venda no Teatro Diogo Bernardes (2,00€) e todas as informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.