Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova Empreitada de Requalificação da rua do Santuário do Senhor Do Socorro – Labruja

Autarquia
30 Setembro 2016

O Município de Ponte de Lima vai proceder à requalificação da Rua Santuário Senhor do Socorro, na Freguesia da Labruja. Esta intervenção enquadra-se na política de Reabilitação Urbana em zonas centrais das freguesias com espaços de cariz coletivo e social, que se encontrem degradadas e urbanisticamente mal definidas, reformulando-as conforme as necessidades atuais das populações.

A zona a ser intervencionada encontra-se urbanisticamente mal definida e desarticulada, pelo que, a proposta será a redefinição do espaço público de forma a criar espaços com alma e onde os cidadãos voltem a fazer a sua vida social com mais dignidade, sendo dada uma maior importância à identidade do local e à participação pública. Para tal, propõe-se um aumento do espaço destinado aos habitantes e visitantes (peregrinos), totalmente acessível e livre de barreiras arquitetónicas.

O projeto apresenta uma transformação na pavimentação e ordenamento viário com o objetivo de ordenar e melhorar a circulação e estacionamento automóvel, aumentando a segurança dos peões de modo a favorecer a circulação pedonal e o usufruto do espaço público.

Propõe-se ainda, a eliminação do estacionamento em frente ao Santuário, a redefinição dos acessos locais e a repavimentação total da área de intervenção com materiais distintos para diferenciar os espaços de circulação pedonal e automóvel, a definição de lugares de estacionamento e a beneficiação da rede de drenagem de águas pluviais e de iluminação pública através da colocação de novas luminárias de cor cinza, distribuídas de acordo com o projeto de especialidades elétricas.

Atualmente, a Rua do Santuário do Senhor do Socorro apresenta um perfil reduzido, pelo que, pretende-se efetuar um ligeiro alargamento do perfil transversal de modo a introduzir faixas de circulação pedonal com cerca de 1,20m de largura e faixas de estacionamento automóvel com cerca de 2,00m de largura, nos dois lados, e faixa de rodagem com cerca de 4,50m de largura para limitar a velocidade.