Legado filológico de Cardeal Saraiva evocado em palestra de tributo

29 Setembro 2016
A palestra "Frei Francisco de São Luís: académico e filólogo" - a terceira de um ciclo de sete conferências inseridas nas comemorações dos 250 anos de nascimento do insigne Cardeal Saraiva - decorreu no dia 23 de setembro, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. A sessão, que contou com as presenças do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vítor Mendes, e do Vereador da Juventude, Eng.º Vasco Ferraz, foi orientada por Telmo Verdelho, professor catedrático da Universidade de Aveiro, que abordou a vertente filológica da personalidade homenageada, cujo sentido enciclopédico e ecletismo de funções continua a merecer o elogio dos seus estudiosos.

Perante casa cheia, e feito o retrato biográfico de Frei Francisco de São Luís, Telmo Verdelho destacou a meritória ação do monge beneditino em benefício da memória literária e realçou o seu incansável esforço na salvaguarda "da grande tradição humanista de «defesa, ilustração e louvor» da língua".

Recorrendo a duas das suas mais emblemáticas obras de filologia - "Ensaio sobre alguns dos sinónimos da Língua Portuguesa" e "Glossário das palavras e frases da Língua Francesa" - títulos que se encontram coligidos nos 10 tomos que compõem as "Obra completas do Cardeal Saraiva", Telmo Verdelho sublinhou o compromisso de Frei Francisco de São Luís com o estudo do vocabulário e o seu contributo na criação do sistema derivacional da língua portuguesa - porventura um dos maiores legados do religioso beneditino.

À palestra votada às investigações filológicas de Frei Francisco de São Luís seguem-se, a 21 de outubro, a comunicação "O Cardeal Saraiva e o conflito entre o Estado e a Igreja na Revolução Liberal portuguesa", orientada por Afonso Rocha e, a 11 de novembro, a palestra "D. Frei Francisco de S. Luís e os estudos literários", por Cândido Martins. Em dezembro abordar-se-ão as "Tensões e conflitos entre liberais e absolutistas no Alto Minho no tempo de Cardeal Saraiva" - uma conferência a cargo de Alexandra Esteves - ficando por confirmar a data de realização da sessão subordinada ao tema "Frei Francisco de S. Luís e o nosso tempo", ministrada por Oliveira Ramos.