Protocolo de Geminação entre Ponte de Lima e Vandoeuvre | Jovens franceses em Ponte de Lima

Sociedade
23 Setembro 2016
No âmbito do protocolo de geminação existente entre Ponte de Lima e a localidade francesa de Vandoeuvre, encontram-se de visita a Ponte de Lima 11 jovens franceses, com idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos.

O Município de Ponte de Lima, em cooperação com a Mission Locale du Grand - Nancy - Vandoeuvre - les - Nancy, está a promover um intercâmbio com jovens franceses e limianos, fomentando a colaboração e a dinamização de projetos e experiências de desenvolvimento entre os dois Municípios.

No total são 20 jovens que estão a participar neste projeto, descobrindo a história, a arquitetura, a gastronomia e a cultura limiana. Até ao momento os jovens franceses já tiveram a oportunidade de visitar o Museu dos Terceiros, Centro histórico, Quinta de Pentieiros, Área Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro de Arcos e efetuaram uma descida do Rio Lima em canoa.

O Presidente da Câmara de Vandoeuvre, Stéphane Hablot e representantes locais da Câmara de Vandoeuvre, da Mission Locale, bem como do gabinete de geminação, integraram este grupo a partir do dia 21 de setembro, tendo sido recebidos, no salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Executivo Municipal de Ponte de Lima.

Considerando que se trata de um projeto empreendedor, os dois autarcas salientaram a importância deste intercâmbio, no sentido de permitir a estes jovens uma troca de experiencias e vivências diferentes do seu dia-a-dia, contactando com a cultura a economia e os usos e costumes limianos.

Ontem, quinta-feira, o programa incluiu a visita de toda a comitiva ao Centro de Interpretação das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro d'Arcos e ao Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima.

Prevê-se ainda uma visita ao Centro de Interpretação da Historia Militar de Ponte de Lima, instalado no Paço do Marquês, e recentemente inaugurado pelo Presidente da República.