Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Município de Ponte de Lima apresentou o programa oficial do Festival Percursos da Música 2016 | 5 a 22 de Julho

Cultura
17 Junho 2016
O Município de Ponte de Lima apresentou hoje o Programa oficial do Festival Percursos da Música 2016. No total são 22 espetáculos, a decorrer ao longo de 18 dias consecutivos, em onze espaços distintos, ao ar livre, realizados em locais de referência

O Município de Ponte de Lima apresentou hoje o Programa oficial do Festival Percursos da Música 2016.
No total são 22 espetáculos, a decorrer ao longo de 18 dias consecutivos, em onze espaços distintos, ao ar livre, realizados em locais de referência do Centro Histórico da Vila de Ponte de Lima e em Além da Ponte - Arcozelo.

O Festival Percursos da Música 2016 apresenta uma programação eclética dirigida a todos os públicos e que abrange diversificados tipos de música, da clássica aos projectos contemporâneos, eruditos e vanguardistas.

A organização do Município de Ponte de Lima, através dos serviços de programação do Teatro Diogo Bernardes, inclui parcerias, com destaque para a EPTA Portugal / Associação de Pianistas e Professores de Piano e para o Pólo de Ponte de Lima da Academia de Música Fernandes Fão.

Considerando que o Festival Percursos da Música é já uma "referência regional e esperamos que seja uma referência nacional", o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes, salientou a "dinamização do evento em pleno centro histórico, a nível social, económico e cultural". O autarca adiantou ainda que se "trata de um investimento significativo do Município, de cerca de 40 mil euros."

De referir ainda que todos os espetáculos são gratuitos.

Confira o Programa do Festival Percursos da Música 2016:

5 de Julho, terça-feira - Largo de Delfim Guimarães / Escadaria da Capela das Pereiras - 22h00 - Noiserv

No mundo da música nacional e internacional, noiserv dispensa grandes apresentações e será com chave de ouro que abriremos a presente edição do Festival Percursos da Música. Criado em meados de 2005 pelo músico David Santos, noiserv tem vindo a afirmar-se como um dos mais criativos e estimulantes projectos musicais, de entre os surgidos em Portugal na última década. O seu percurso tem sido marcado pela criação de canções capazes de atingir cada individuo na sua intimidade, relembrando-lhe vivências, momentos e memórias intrincadas entre a realidade e o sonho.

6 de Julho, quarta-feira - Rua Cardeal Saraiva / Largo da Matriz - 22h30 - Concerto pelos Vencedores do 4.º Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho, da Academia de Música Fernandes Fão

A descoberta e incentivo aos novos valores são conceitos a que o Festival Percursos da Música não pode estar alheio pelo que o apoio do Município de Ponte de Lima ao Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho, para além de assumir a responsabilidade dos três primeiros prémios da classe mais alta de cada uma das áreas instrumentais, metais e madeiras, obriga à inclusão de um concerto pelos vencedores do referido concurso, que já se assume de forma notória no contexto dos concursos internacionais congéneres e cujo espectáculo se integra perfeitamente nos objectivos do festival.

7 de Julho, quinta-feira - Largo de S. João - 22h30 - Folie à Deux / Dueto de Música Antiga - Estefânia Surreira (canto e percussão) e Cristina Costa (viola de gamba e percussão)

No projecto Folie à Deux, as intérpretes reduziram peças corais e peças para voz e baixo cifrado ao seu conteúdo essencial, isto é, à junção das suas vozes extremas: baixo e soprano. O nome que escolheram para o projecto é normalmente usado para catalogar uma doença do foro psiquiátrico onde duas ou mais pessoas partilham falsas crenças ou alucinações. Falsa ou não, a crença que pretendem partilhar é a de que o sublime existe por vezes na simplicidade e que a intensidade da expressão musical nem sempre requer a potência de grandes formações, podendo também encontrar-se no sentido oposto: numa amplitude sonora tão reduzida que raia o inaudível.

8 de Julho, sexta-feira - Calçada dos Artistas - 22h00 - João Silva & Mariano Camarasa - Wise Connections Quartet (Barcelona - Espanha) / João Silva (violino), Mariano Camarasa (piano), Manel Fortià (contrabaixo), Carlos Falanga (bateria)

Wise Connections Quartet é o segundo trabalho de João Silva & Mariano Camarasa. O primeiro trabalho realizado por ambos tem como nome "Pasa Tiempo", um CD a duo, violino e piano, de composições originais. O segundo CD foi realizado em quarteto, acompanhados de Manel Fortià no contrabaixo e Carlos Falanga na bateria, com música original de João Silva e Mariano Camarasa. O encontro destes dois músicos surge na cena musical de Barcelona, Espanha aliando João Silva, de Ponte de Lima, Portugal e Mariano Camarasa, de Buenos Aires, Argentina. O gosto pelos mesmos estilos de jazz e música clássica originou os dois discos, onde as ideias dos dois criadores se cruzam e se fundem originando novas sonoridades.

9 de Julho, sábado - Largo da Alegria (Além da Ponte) - 22h00 - GayaQuintet / Concerto Piazzolla: Mónica Lacerda Pais (soprano), Francesca Serafini (piano), Daniela Anjo (flauta), Isabel Anjo (saxofone) e Marcelo Aires (percussão)

O projecto GayaQuintet surge da vontade de cinco músicos, que por influência das suas raízes familiares exploram compositores oriundos de Portugal, Brasil, Itália e Espanha. Todos com formação clássica superior, pretendem fazer a simbiose entre a música clássica e a música tradicional destes e de outros países. O seu repertório é vasto e faz-se com música do mundo. Cada concerto apresentado tem por base um tema, que pode ser um compositor, um país, uma época cronológica ou até bandas sonoras de grandes filmes. Os seus concertos nada têm de convencional; um piano, um público e um espaço acolhedor é quanto basta para a temperatura subir ao ritmo das harmonias do GayaQuintet.

10 de Julho, domingo - Avenida dos Plátanos - 16h00 - Opera per Tutti / Raquel Fernandes (soprano), Vitor Sousa (tenor), Valter Ribeiro (flauta), Nuno Teixeira (clarinete), Ângelo Fernandes (trompete), Henrique Torres (trompa), Mauro Homero (eufónio), Estefánio Cunha (tuba), José Paulo Dantas (violoncelo), Adriana Dantas (violoncelo), André Araújo (percussão), Filipe Cunha (direcção musical e arranjos)

Com o intuito de levar as grandes aberturas e grandes árias de ópera a todo o público nasce o projecto "Opera per Tutti". Formado por um grupo de músicos profissionais e cantores líricos com uma vasta experiência na música clássica, o projecto "Opera per Tutti" desenvolve um repertório que congrega grandes aberturas de ópera (instrumental) e grandes árias de ópera interpretadas por solistas: tenor e soprano. Desde as mais conhecidas árias de tenor até às grandes árias de soprano, "Opera per Tutti" desenvolve uma Gala de Ópera num concerto inesquecível, levando ao público o que de melhor é apresentado nos grandes teatros clássicos dando a conhecer a todos este género musical.

10 de Julho, domingo - Largo de Camões - 22h30 - Vila Navio / André Rodrigues (voz, guitarra clássica e samples), Eduardo Soares (guitarra portuguesa e cavaquinho), Cláudio Silva (trompete e feliscorne)

Vila Navio é um grupo de música portuguesa, constituído em 2011, que se dedica à composição de canções originais em português. Em Março de 2016, Vila Navio editou o segundo trabalho de originais "Ancoradouro", disco que conta com a participação especial de Fausto Bordalo Dias. A digressão de apresentação do "Ancoradouro" começou com apresentações em lojas FNAC no Porto e em Lisboa durante os meses de Março e Abril, seguindo-se os concertos de apresentação no Porto (Hard-Club), no evento "Dia da Música Independente", organizado por André Coelho Rodrigues, de Lamego (Teatro Ribeiro Conceição), no dia 4 de Junho e na Praça da Trindade, no Porto, no dia 9 de Julho, no dia anterior à apresentação em Ponte de Lima, no Festival Percursos da Música.

11 de Julho, segunda-feira - Átrio de Entrada do Museu dos Terceiros - 22h00 - Coro de "St. Martin" / St. Martin's Singers - Chorale Anglaise Itinérante - Inglaterra

O Coro de "St. Martin" foi formado em 2001 e está sedeado no Sudoeste de Inglaterra. O principal objectivo do coro é levar a tradição do canto coral ao estrangeiro. O coro tem actuado na Grã-Bretanha, Noruega, Itália e, mais recentemente, em Gers, junto aos Pirenéus. O grupo interpreta quer canto coral secular, quer canto coral religioso. Gostam de cantar todos os tipos de música, desde hinos religiosos e missas, passando por música secular da tradição inglesa (por exemplo, "partsongs" - canções de despedida - de Elgar e Stanford e cantos populares de Vaughan Williams e Finzi), até a música popular mais leve, como a de Ivor Novello e Jerome Kern. Acima de tudo gostam da música que fazem e nada lhes dá mais prazer do que partilhá-la com outras pessoas.

12 de Julho, terça-feira - Largo de S. João - 22h00 - Opus Quatro e Catarina Vita: Gabriela Magalhães (violoncelo), Susana Magalhães (viola de arco), Miguel Gil (violino), João Cristóvão (violino) e Catarina Vita (soprano)

Fundado em Fevereiro de 2013, o Opus Quatro, averba já, inúmeras participações em cerimónias solenes e eventos sociais, além das realizações de carácter exclusivamente artístico e musical. Destacam-se as participações com o Cordis, Jorge Roque, Pensão Flor (Orquestra do Quarto 21), Orfeon Académico de Coimbra, Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, Cuca Roseta, António Ataíde, We Trust, Diana Martinez, Catarina Vita, Alberto Índio, Os Quatro e Meia e Império dos Sentados. Saliente-se ainda que os dois elementos femininos são irmãs e naturais do concelho de Ponte de Lima. No concerto do Festival Percursos da Música fazem-se acompanhar pela soprano Catarina Vita.

13 de Julho, quarta-feira - Rua Formosa / Pereiras - 18h30 - Fetén Fetén (Castela - Espanha), com Jorge Arribas y Diego Galaz

As melodias propostas neste concerto são, quase na sua totalidade, composições originais dos dois intervenientes e sugerem-nos uma viagem através da música popular, tradicional e até de cabaret, bem como de outros estilos musicais que influenciaram este duo surpreendente. Valsas, fandangos, boleros, tarantelas, sons mediterrânicos, ritmos do Este da Europa e influências da música do centro de Espanha, sobretudo castelhana, são alguns dos ingredientes fundamentais deste espectáculo. Também surpreendem os instrumentos utilizados: à parte do violino e do acordeão, poder-se-á escutar o suave som do serrote, a magia das melodias interpretadas com os violinos trompeta, para além de um conjunto de vibrafones. Música para sorrir, dançar ou para se emocionar.
13 de Julho, quarta-feira - Largo da Picota - 22h00 - Manuel Freire (voz e guitarra)
O grande músico de intervenção Manuel Freire, cujo tema "Pedra Filosofal", com letra de António Gedeão, é provavelmente o mais conhecido da sua vasta e notável produção também estará entre nós. No Largo da Picota, num recanto onde o canto, as histórias e a palavra marcarão uma noite que esperamos inesquecível.

14 de Julho, quinta-feira - Largo da Alegria (Além da Ponte) - 22h00 - Filho da Mãe (guitarra)

Queda livre. Um mergulho na terra, na pedra que se faz mar, lá no fundo onde se preparam cristais. Foi com o centro do planeta, com a força de atracção de cada pedra a contrastar com a sua frieza e a procurar quebrar separações físicas que Filho da Mãe se fechou no coro alto do Mosteiro de Rendufe, em Amares, dedicado à feitura de um longa-duração em comunhão com o Minho. Mergulho é permeável à pedra, à terra e à gente que o rodeia, é um disco de Filho da Mãe que transpira espaço e transcende dimensões, imergindo-se no bucólico para o desconstruir num exercício de cubismo sónico, impregnado de efeitos e das reverberações naturais do cenário improvisado pelos Estúdios Sá da Bandeira.
15 de Julho, sexta-feira - Rua Cardeal Saraiva / Largo da Matriz - 21h30 - Concerto de Piano a 8 mãos pelo Ensemble Octupus, composto por Filipa Andrade, João Araújo, Natália Ferreira e Vera Fonte
Denominado recentemente por Ensemble Octopus, este grupo de jovens pianistas volta ao Festival Percursos da Música para mais um concerto de piano a 8 mãos, no âmbito das actividades da EPTA Portugal / Associação de Pianistas e Professores de Piano a decorrer em Ponte de Lima durante o mês de Julho. De entre outras peças do alinhamento do concerto, está prevista a estreia da obra dedicada à Associação EPTA pelo Maestro António Vitorino d'Almeida, que prevemos esteja presente e que também participe no concerto.

16 de Julho, sábado - Largo da Alegria (Além da Ponte) - 18h30 - Lusitalia Classical Duo / "Por Terras de Paganini & Giuliani" - Pedro Queirós (Portugal), no violino e Francesco Luciani (Itália), na guitarra

Fundado em 2016 pelos músicos Francesco Luciani e Pedro Queirós, o Lusitalia Classical Duo deve o seu nome à nacionalidade dos seus fundadores e origem clássica da sua formação. O repertório deste duo vai desde a música antiga à música contemporânea, ultrapassando fronteiras geográficas para levar música de câmara de qualidade ao público. As vozes do violino e da guitarra clássica criam um diálogo musical que encanta e leva mais além os programas propostos a concerto.

17 de Julho, domingo - Avenida dos Plátanos - 15h00 - Gileno Santana (trompete) e Tuniko Goulart (guitarra) - Brasil

Dois talentosos músicos brasileiros juntam-se em torno da raíz profunda da sua música e temperam-na com um sabor muito especial O trompete de Gileno Santana, cria um som único, onde notas, ora intensas, ora suaves, se fundem em tons líricos de rara beleza Tuniko Goulart, dedilha a sua guitarra com uma mestria, um ritmo e uma delicadeza própria dos grandes músicos predestinados. O encontro feliz entre o trompete e a guitarra no profundo som do Brasil.

17 de Julho, domingo - Avenida dos Plátanos - 17h30 - Sopa de Pedra


Sopa de Pedra é um grupo vocal feminino dedicado ao canto a capella de canções de raiz tradicional. Surgiu, no Porto, em 2012, graças à inquietação de dez jovens, com diversos graus de estudos e experiências musicais e artísticas. Desejando interpretar com rigor artístico a música tradicional portuguesa, procuram avivar-lhe a frescura por meio de novas harmonizações e arranjos polifónicos que exploram a sua complexidade, riqueza e profundidade e a inserem no contexto global da música do mundo actual. Aspiram assim que ela se mantenha viva e interessante para as novas gerações, ganhando vozes para continuar a desempenhar o seu importante papel na história colectiva de um povo.

17 de Julho, domingo - Largo de S. João - 22h00 - Concerto de Piano e Flauta, com Paulo Oliveira (piano) e Adriana Ferreira (flauta)

Após o excelente concerto a solo realizado na anterior edição do Festival, Paulo Oliveira faz-se acompanhar no presente ano pela flautista Adriana Ferreira, solista da Orquestra Nacional de França desde 2012, outro dos concertos realizado no âmbito das actividades da EPTA Portugal / Associação de Pianistas e Professores de Piano a decorrer em Ponte de Lima durante o mês de Julho.

18 de Julho, segunda-feira - Rua Formosa / Pereiras - 22h00 - Trio Café Music: Ana Luísa Pereira (violoncelo), Luís Rafael Moreira (violino) e Eliana Veríssimo (piano)

Recital temático: Café Concerto. Tema inspirado na obra central do recital "Cafe Music" de Paul Schoenfield, a partir da qual se desencadeou uma selecção de repertório de carácter ‘descontraído' do erudito ao swing de Chick Corea.

19 de Julho, terça-feira - Largo de Delfim Guimarães / Escadaria da Capela das Pereiras - 22h00 - Concerto de Luís Pipa, ao piano, partilhado com o Actor António Durães

Também o conceituado pianista português Luís Pipa irá voltar ao Festival Percursos da Música, no âmbito das actividades da EPTA Portugal / Associação de Pianistas e Professores de Piano a decorrer em Ponte de Lima durante o mês de Julho, desta feita num concerto partilhado com o actor António Durães, espectáculo que certamente irá surpreender os espectadores tendo em consideração a parceria ao vivo destes dois grandes criadores portugueses.

20 de Julho, quarta-feira - Largo da Alegria (Além da Ponte) - 22h00 - Ton Risco Trio (Galiza - Espanha), com Ton Risco (vibrafone), Alex Salgueiro (órgão) e Naíma Acuña (bateria)

Mais um concerto de jazz integrado no Festival Percursos da Música. Ainda que a sua actividade, há anos, esteja centrada no vibrafone, Ton Risco sempre foi baterista e percussionista. Formado em música clássica e jazz, o seu carácter ecléctico levou-o a colaborar com uma grande variedade de artistas. Nos últimos anos, centrou a sua actividade na música improvisada, como vibrafonista e baterista, em numerosas formações, associando a faceta de músico freelancer com a docência, uma vez que é professor de percussão no Conservatório Profissional de Santiago de Compostela.

21 de Julho, quinta-feira - Feira do Livro (Expolima) - 22h00 - Concerto Final da Masterclasse da EPTA Portugal / Associação de Pianistas e Professores de Piano

Ainda no contexto das actividades da EPTA Portugal / Associação de Pianistas e Professores de Piano a decorrer em Ponte de Lima durante o mês de Julho, existirá a oportunidade de assistir ao Concerto Final da Masterclasse da EPTA Portugal, num espectáculo inserido no programa da Feira do Livro de Ponte de Lima a efectuar no Restaurante Panorâmico da Expolima. Destaca-se mais uma excelente oportunidade de abrir o Festival Percursos da Música a jovens intérpretes, acção fundamental para o desenvolvimento cultural das gerações mais novas.

22 de Julho, sexta-feira - Largo de Delfim Guimarães / Escadaria da Capela das Pereiras - 22h00 - Porto Lírico: Cláudia Pereira Pinto (soprano), Margarida Reis (mezzo-soprano), Mário Alves (tenor), Valter Mateus (baixo-barítono), Francesca Serafini (piano), Jaime Mota (piano)

Para o concerto de encerramento do Festival Percursos da Música 2016 seleccionamos a formação Porto Lírico que, apara além de outros temas, irá interpretar as célebres Canções de Amor: Spanisches Liebeslieder (Canções espanholas de amor), de Schumann, para quarteto vocal e piano a 4 mãos.

Para mais informações contate o Teatro Diogo Bernardes, através do email: teatrodb@cm-pontedelima.pt, ou pelo telefone: 258 900414.

Programa pormenorizado

Programa geral

Município de Ponte de Lima apresentou o programa oficial do Festival Percursos da Música 2016 | 5...
Voltar
 
- <