Colóquio Interdisciplinar Comportamentos Demográficos e Sociais em Ponte de Lima e no Alto Minho | Auditório Municipal de Ponte de Lima | 28 de maio

Sociedade
23 Maio 2016
O Município de Ponte de Lima apoia a realização de um Colóquio Interdisciplinar organizado pela AEPL - Dep. Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Minho em parceria com o Cenfipe - Centro de Formação de Professores, no dia 28 de maio, no Auditório Municipal de Ponte de Lima.

O programa abordará temáticas diversas relacionadas com a demografia, genealogia, entre os quais destacamos: Estudos genealógicos, demográficos e sociais: as fontes de informação do Arquivo Municipal de Ponte de Lima; Estudos genealógicos, demográficos e sociais: as fontes de informação para o Alto Minho; A situação demográfica recente em Ponte de Lima no contexto da evolução demográfica no Alto Minho; Comportamentos sociodemográficos marginais. O estudo dos expostos nas Casas da Roda do Alto Minho; A Reconstituição de Paróquias no Alto Minho: os exemplos de S. Miguel da Facha (Ponte de Lima) e de Vila Praia de Âncora (Caminha).

Os temas serão apresentados por académicos das universidades de Coimbra; Instituto Politécnico de Viana do Castelo; Escola Superior Agrária de Ponte de Lima; Universidade do Minho e Universidade Católica de Braga

O Colóquio terminará com a apresentação do projeto Repositório Genealógico Nacional. Sedeado na Universidade do Minho, o Repositório Genealógico Nacional visa organizar numa base de dados central e de âmbito geográfico nacional, os registos paroquiais de batizados, casamentos e óbitos, realizados sistematicamente a partir da segunda metade do século XVI.

Para mais informação, consulte:

Programa (PDF | 455 kb)