Obra sobre mulheres no jornalismo enche Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

19 Maio 2016

Cerca de 50 alunos da Escola Secundária de Ponte de Lima deslocaram-se, esta manhã, ao Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima para assistirem à apresentação da obra As primeiras mulheres repórteres: Portugal nos anos 60 e 70, da autoria da jornalista e investigadora Isabel Ventura.

Durante a sessão, a escritora fez uma contextualização espaço temporal do livro - que decorre da sua tese de Mestrado em Estudos sobre as Mulheres - e destacou alguns dos principais constrangimentos inerentes ao exercício do jornalismo no feminino durante as duas últimas décadas do Estado Novo.

Através do recurso a imagens e a dados estatísticos, os estudantes foram convidados a analisar as diferenças entre as primeiras páginas dos jornais de agora e os frontispícios das publicações da época salazarista; a analisar a ingerência da censura na liberdade criativa dos autores; a refletir sobre as desigualdades de género existentes no acesso a determinadas profissões; a perceber a estrutura masculinizada das redações no período da ditadura; a compreender os entraves colocados às mulheres na obtenção de uma formação académica superior; a ponderar sobre os efeitos da secundarização da mulher na sociedade, entre outros aspetos reveladores da evolução operada no tecido social português no pós-25 de abril.

Um exercício informativo e de reflexão que permitiu aos estudantes a perceção de que os direitos, liberdades e garantias atualmente consagrados, resultaram do esforço corajoso e resiliente de homens e mulheres que se bateram por uma realidade mais justa e equitativa.

Esta ação é a última integrada no âmbito da exposição "8 mulheres, 8 autoras" que encerra ao público no próximo dia 31 de maio.