Obra sobre mulheres no jornalismo em destaque no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

12 Maio 2016

A jornalista e investigadora Isabel Ventura apresenta a obra 'As primeiras mulheres repórteres: Portugal nos anos 60 e 70', no próximo dia 18 de maio, pelas 09h30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima. O livro, que decorre da tese de Mestrado da autora em Estudos sobre as Mulheres, pretende dar a conhecer o percurso de seis jornalistas que iniciaram a sua atividade profissional na imprensa escrita no início da década de 60 do século passado, em pleno Estado Novo. São elas Maria Antónia Palla (1933-) - mãe de António Costa e feminista emblemática - Diana Andringa (1947-) - jornalista detida pela PIDE por defender a independência de Angola - Maria Teresa Horta (1937-) - escritora visada na exposição Oito mulheres, oito autoras, patente na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, jornalista e uma das protagonistas do célebre caso das Três-Marias - Edite Soeiro (1934-2009) - uma das primeiras mulheres a ocupar cargos de chefia no jornalismo num período em que essa posição era maioritária e tradicionalmente masculina - Leonor Pinhão (1957-) - jornalista desportiva e coautora do roteiro do filme Um adeus português, do marido e realizador João Botelho - e, finalmente, Alice Vieira (1943-) - jornalista e escritora de renome que experimentou a repressão policial nas lutas estudantis e os cortes da censura no Juvenil, onde trabalhou sem remuneração.

Apesar de, atualmente, a realidade nas redações jornalísticas ser diferente - em 1960 havia 10 mulheres nos jornais, quando hoje constituem metade dos seus pares - o evento permitirá à população estudantil do concelho, a uma nova geração de jornalistas e ao público em geral perceber o que foi exercer a profissão num contexto discriminador e repressivo e entender a evolução operada nos órgãos de comunicação social no pós-25 de abril.

Sobre a autora
Isabel Ventura é doutoranda em sociologia na Universidade do Minho e mestre em Estudos sobre as Mulheres, pela Universidade Aberta. É Licenciada em jornalismo, pela Universidade de Coimbra. Desenvolve investigação sobre regulação da sexualidade, crimes sexuais e justiça. É autora de As Primeiras Mulheres Repórteres (Tinta da China). É cocoordenadora da rede de investigador@s emergentes da APEM (Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres) e cofundadora da Universidade Feminista. Coordena o seminário de mestrado "Direito e Género: o caso dos crimes sexuais" na Escola de Direito da Universidade Católica do Porto.