Lançamento da obra Da pedra ao sal, do sal à Espuma no Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima

04 Maio 2016
O Auditório da Biblioteca Municipal de Ponte de Lima acolhe, no próximo dia 6 de maio, pelas 18h00, o lançamento da obra Da pedra ao sal, do sal à espuma, da autoria de Fernando Aldeia. O livro, cuja apresentação ficará a cargo de Cláudio Lima, combina poesia e prosa poética e surge estruturado em duas partes distintas: a primeira - Versos, minhas pedras de orvalho - reúne 37 composições líricas; a segunda - Como se as pedras cantassem - congrega 29 textos de poesia escrita em prosa.

Natural de Vinhais, Fernando Aldeia - pseudónimo de Fernando Augusto Ferreirinha Antunes - foi membro fundador e presidente da Casa de Trás-os-Montes e Alto Douro de Braga, cidade onde reside. Encenou peças de teatro, protagonizou vários programas radiofónicos e colaborou em diversos jornais e revistas. Estudioso da obra de Miguel Torga, Fernando Aldeia integra a Academia de Letras de Trás-os-Montes e a Associação Portuguesa de Escritores.

Formado em Gestão, o autor apresenta um conjunto de títulos nas áreas da poesia, prosa poética, crónica e conto. Entre afectos e memórias (1978) foi o seu primeiro livro. Seguiram-se À flor da água, em 2000, Cada espiga tem seu grão, em 2001, As palavras sabem a terra, em 2006, Há gente neste chão, em 2011, e Sete gritos do mesmo chão, em 2013. Participou no segundo volume de Vozes confluentes, com o trabalho Cláudio Lima: o poeta e a sua obra. Lança agora Da pedra ao sal, do sal à espuma, a sua mais recente produção literária.