Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Tracy Vandal | Pedro e os Lobos | 30 de abril – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes

Cultura
27 Abril 2016
A música é a área artística proposta para o próximo fim-de-semana no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, subindo ao palco no sábado, 30 de abril, a partir das 22h00, num concerto em duas partes, Tracy Vandal assegura a primeira parte...

A música é a área artística proposta para o próximo fim-de-semana no , em Ponte de Lima, subindo ao palco no sábado, 30 de abril, a partir das 22h00, num concerto em duas partes, Tracy Vandal assegura a primeira parte, seguindo-se Pedro e os Lobos, duas formações distintas que poderão trazer imensas surpresas aos apreciadores de sonoridades emergentes e que se destacam no panorama musical português.

Após o lançamento em 2014 do EP "The End Of Everything", Tracy Vandal, prepara-se para apresentar o seu primeiro disco. Conhecida principalmente como a voz dos Tiguana Bibles, Tracy Vandal tem uma longa carreira de criação artística ligada à indústria musical, que passa por ter integrado cerca de uma dúzia de bandas e trabalhado como técnica de som e como DJ. Envolve-se na cena musical com 15 anos, quando começa a frequentar o 13th Note, o emblemático clube noturno de Glasgow. Aos 17 anos fez formação para ser engenheira de som em aulas leccionadas por Alan Rankine (The Associates), figura de referência para Tracy. Entre os seus colegas destaca-se Stuart Murdoch, que veio pouco tempo depois a formar os Belle and Sebastian. Estamos então em finais dos anos 1990: nesta altura, havia em Glasgow diversas bandas compostas exclusivamente por mulheres, inspiradas em grupos de referência como The Raincoats e The Slits. Por isso, o convite para integrar uma delas não tardou e passa a ser vocalista e guitarrista das Dick Johnson, um trio de garage rock composto por duas guitarras e uma bateria. Editaram cinco singles com algum reconhecimento da crítica especializada. Um dos seus singles foi produzido por Jad Fair (Half Japanese) e Richard Kern (realizador e fotógrafo underground norte-americano) que chegou a fazer registos fotográficos da banda. Na capital britânica trabalhou ainda como engenheira de som durante cerca de seis anos no Hope & Anchor, reconhecido espaço que recebia diariamente bandas de todos os géneros musicais, mas que ficou mais conhecido pela sua ligação à estética e sonoridade punk. Acompanhada por Pedro Mangerona e Miguel Teixeira, Tracy Vandal levou "The End of Everything" com a sua melancólica boa disposição a salas tão emblemáticas como o Hard Club no Porto, o Bafo de Baco em Loulé ou a Caixa Económica Operária em Lisboa, assim como assinalou a sua presença no cartaz do festival Nos Alive 2015. Agora inicia-se uma nova fase, com a apresentação dos primeiros registos do que vai ser o primeiro álbum de Tracy Vandal, trazendo como convidado especial para o concerto de Ponte de Lima João Jorri Silva (a Jigsaw).

Pedro e os Lobos é o projecto do guitarrista e compositor Pedro Galhoz. O cruzamento de várias culturas reflecte as influencias musicais, que bebem na portugalidade, na cultura americana e na paixão por criar paisagens musicais. As guitarras empoeiradas e gastas, podem aqui coabitar com tascas Lisboetas ou Tavernas de auto-estrada perdidas no meio da Andaluzia. Aqui o tempo passa devagar! A estrada, o palco, os amigos que partem e chegam em cada paragem, os amores, os dissabores, a esperança e as encruzilhadas que o destino e a vida em si nos reservam ao virar de cada esquina, são o mote para um conjunto de letras e músicas que relatam episódios da vida comum e do nosso dia-a-dia. Ele é o Pedro e o conjunto de músicos convidados a colaborar são os Lobos. 2016 é ano de novo disco e será igualmente um ano de mostrar este trabalho ao vivo! Pedro e os Lobos - Música para escutar de olhos fechados.

Bilhetes à venda (2,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Voltar
 
- <