Município de Ponte de Lima associa-se aos 42 anos do 25 de abril

22 Abril 2016
No âmbito das comemorações dos 42 anos do 25 de abril, o Município de Ponte de Lima, através a Biblioteca Municipal (BMPL) dedica a quarta edição da rubrica mensal Cinema História a Salgueiro Maia - uma das figuras mais emblemáticas da Revolução...
No âmbito das comemorações dos 42 anos do 25 de abril, o Município de Ponte de Lima, através a Biblioteca Municipal dedica a quarta edição da rubrica mensal Cinema História a Salgueiro Maia - uma das figuras mais emblemáticas da Revolução dos Cravos.

Para o efeito, disponibiliza um folheto informativo com os principais momentos da vida e obra do "capitão sem medo" - documento que, na aproximação do evento, a BMPL coloca em suporte digital para uma consulta generalizada e em livre acesso - e apresenta duas sugestões cinematográficas que versam um dos episódios mais marcantes da vida social e política do século XX em Portugal.

O primeiro - Capitães de Abril - tem a assinatura de Maria de Medeiros e revisita as horas que antecederam o golpe militar até à deposição de Marcelo Caetano. O segundo - Bom povo português - tem a chancela de Rui Simões e documenta os acontecimentos ocorridos entre o 25 de abril de 1974 e o 25 de novembro de 1975, exatamente como foram sentidos pelos membros da equipa que, ao longo do processo revolucionário, foram simultaneamente espetadores, atores e participantes. O filme recolheu vários galardões, entre eles o Prémio Imagens e Documentos, no Festival Internacional da Figueira da Foz, e o Prémio Especial do Júri, no Festival Internacional de Cartagena das Índias (Colômbia).

Associe-se às comemorações dos 42 anos da Revolução dos Cravos, aprecie as nossas propostas de cinema e documentário e conheça o percurso de um dos mais emblemáticos operacionais do 25 de abril.

Consulte:

Cinema História - Um mês, um facto, uma personalidade (Parte I) (PDF | 823 kb)

Cinema História - Um mês, um facto, uma personalidade (Parte II) (PDF | 832 kb)