Jornada 'A literacia digital nos serviços de informação: uma abordagem integrada'

Sociedade
15 Abril 2016
O Município de Ponte de Lima promoveu a jornada "A Literacia digital nos serviços de informação: uma abordagem integrada".

Tratou-se de uma jornada de trabalho sobre a era digital nos serviços de informação, mormente nos arquivos, bibliotecas, museus e outros sistemas de informação. A iniciativa contou com o apoio da Delegação Regional Norte da BAD e teve como principal objetivo refletir sobre o papel dos profissionais da informação na promoção e desenvolvimento da literacia da informação.

A sessão, moderada pela Presidente da Delegação Regional Norte da BAD, Dr.ª Isabel Costa, teve início com a comunicação "Mediação e literacia nos serviços de informação", proferida pelo Prof. Doutor Armando Malheiro da Silva, que abordou a mudança inevitável da mediação infocomunicacional imposta pela Era da Informação e pelo paradigma pós-custodial, bem como o binómio inclusão digital e literacia digital que "não se restringe apenas a ensinar os utilizadores a aceder à informação de bibliotecas e serviços de informação convencionais e online, mas a usar criticamente a informação a que se acede por todo e qualquer tipo de meio/dispositivo".

Na comunicação "Literacia da informação: do contexto académico ao futuro profissional", e após uma abordagem ao contexto informacional digital, a Dr.ª Cristina Lopes deu a conhecer o projeto de infoliteracia implementado na biblioteca da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em interação com os professores para inclusão do projeto nas unidades curriculares.

Noeli Bascuas Ferreiro e Elena Vardía Armada apresentaram o projeto "Galiciana - Biblioteca de Galicia" cujo objetivo consiste na digitalização do fundo patrimonial mais relevante para a Galiza e na normalização do acesso à informação, através da aplicação das diretrizes nacionais e internacionais, de modo a permitir a interoperabilidade e a integração com agregadores de conteúdos, tais como Hispania e Europeana.

O programa da jornada completou-se com um conjunto de visitas culturais, nomeadamente ao Centro de Interpretação do Vinho Verde; Museu dos Terceiros; Museu do Brinquedo Português e ao Centro de Interpretação da Historia Militar de Ponte de Lima.