Município de Ponte de Lima apoia protocolo de cooperação celebrado entre a Misericórdia de Ponte de Lima e Juntas de Freguesia | RLIS – Rede Local de Intervenção Social

Ação Social
15 Abril 2016

Informar, apoiar e prevenir situações de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social, é o objetivo principal de um protocolo de cooperação celebrado entre a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima e seis Juntas de Freguesia do concelho, no âmbito do projeto RLIS - Rede Local de Intervenção Social.

O Município de Ponte de Lima, como entidade que promove políticas sociais com o objetivo de minimizar as condições vulneráveis em que algumas pessoas vivem, mediou a celebração desta parceria, tendo decorrido a 13 de abril no Salão Nobre da Câmara Municipal a assinatura do referido protocolo, com a presença da Vereadora da Ação Social, Ana Machado, acompanhada pelos Vereadores Vasco Ferraz, Paulo Sousa e Manuel Barros. Da parte das entidades envolvidas, marcaram presença, o Diretor da Segurança Social do Distrito de Viana do Castelo, Paulo Órfão; o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, Alípio Matos, o coordenador Concelhio do RLIS - Mário Ferreira; a coordenadora Distrital, Manuela Coutinho; Glória Freitas - Técnica da Segurança Social; bem como os presidentes de junta de freguesia, de Bárrio e Cepões; Fontão; Ardegão, Freixo e Mato; Gandra; Navió e Vitorino dos Piães e Refoios e a equipa técnica do RLIS.

O RLIS é o projeto responsável pelo Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), atua em rede, com o envolvimento das diversas entidades e instituições, na busca de respostas mais adequadas às necessidades das famílias, funcionando o atendimento em seis freguesias, mais a sede em Ponte de Lima como referiu a Vereadora da Ação Municipal Dra. Ana Machado, "esta seleção foi organizada para que o projeto seja abrangente a todo o concelho, selecionando pontos estratégicos que representam o concelho na sua diversidade geográfica".

Com visitas semanais a cada Junta, as equipas do RLIS, para além de informar, apoiar e prevenir, poderão intervir em casos de emergência social. Por outro lado, comprometem-se a assegurar apoio técnico, tendo em vista a prevenção e resolução de problemas sociais; prestar informação detalhada sobre a forma de acesso a recursos, equipamentos e serviços sociais que permitam o exercício dos direitos de cidadania e de participação social.

De acordo com este protocolo, as Juntas de Freguesia comprometem-se a disponibilizar o espaço necessário e adequado, com condições que garantam a confidencialidade que o SAAS requer, tendo a Vereadora Ana Machado realçado a "importância de se manter uma política de sigilo e privacidade no atendimento".

O Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ponte de Lima, Alípio Matos, agradeceu o "empenho do Município e das juntas de freguesia na promoção desta parceria, mostrando-se confiante na ação deste projeto e nas respostas que se pretendem alcançar face às necessidades da população".

O Diretor da Segurança Social do Distrito de Viana do Castelo, Paulo Órfão, realçou a "atitude pró-ativa da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima por acolher este projeto, bem como as juntas de freguesia parceiros essenciais no êxito do mesmo". Paulo Órfão reconheceu ainda "o papel do Município, aposta na área social, promovendo politicas que garantem a melhoria da qualidade de vida de quem precisa".

Atualmente o RLIS de Ponte de Lima tem em fase de acompanhamento 281 processos e já atendeu 600 pessoas.