Câmara Municipal de Ponte de Lima aprova construção do 'Pavilhão de Feiras e Exposições – Expolima'

Autarquia
29 Março 2016

O Município de Ponte de Lima, consciente das potencialidades que os grandes eventos significam para o concelho, sobretudo ao nível das empresas locais e do seu crescimento económico, continua a apostar em eventos diferenciadores e heterogéneos que vão de encontro aos mais diversos públicos-alvo.

Partindo deste pressuposto, o Município aprovou a Construção do Pavilhão de Feiras e Exposições, a construir junto à Expolima. O futuro equipamento, com cerca de 2850,00m2 de área de implantação e cerca de 7,00m de pé direito, será adaptado às características morfológicas do terreno existente respeitando a integração com a envolvente e as acessibilidades. Em termos de organização funcional, pretende-se definir uma zona ampla com cerca de 2300,00m2 e zonas diferenciadas, nomeadamente, átrio de acolhimento, receção, guarda-roupa, bar, arrumos, instalações sanitárias e salas de trabalho e reuniões. De referir ainda, que face à sua implantação numa zona que abrange o atual arruamento, passeio e espaços ajardinados, propõe-se a redefinição do sistema de circulação automóvel que passará a processar-se mais afastado das entradas, locais de maior afluência de pessoas, num novo alinhamento que definirá áreas pedonais mais amplas e que serão totalmente revestidas a lajedo de granito através do prolongamento do existente junto à Capela de S. João.

Propõe-se uma construção com estrutura principal em perfis metálicos com cobertura em chapa metálica tipo sandwich apoiada sobre uma estrutura em treliça também metálica, panos de parede dupla com 3,00m de altura sendo o lado interior em tijolo cerâmico de 15cm para rebocar e o lado exterior em betão armado com estereotomia igual à existente nas construções envolventes. Na zona de acesso principal propõe-se uma solução de arquitetura têxtil como elemento de diferenciação e marcação da entrada. A solução proposta, tendo em conta a diferença de cota, permitirá definir um pequeno "auditório" permanente cuja polivalência poderá ser útil ao longo do ano para inúmeras situações.

A edificação do Pavilhão de Feiras e Exposições será uma mais-valia para alavancar a economia local, ao permitir acolher uma quantidade significativa de eventos que são programados como projeto próprio ou integrados em feiras temáticas que o Município dinamiza ao longo de todo o ano.