Alargamento da Atual Rede de Esgotos – Saneamento de Refoios – 1.ª fase

Desporto
04 Março 2016
Realizou-se, ontem, quinta-feira, na sede da junta de Freguesia de Refoios a assinatura do Auto de consignação da empreitada de "Alargamento da Atual Rede de Esgotos - Saneamento de Refoios - 1.ª fase".

Trata-se de um investimento significativo do Município de Ponte de Lima, e considerado pelo Presidente da junta de freguesia de Refoios como uma "obra há muito esperada pela população, abrangendo nesta 1.ª fase os lugares do centro da freguesia".

Esta obra enquadra-se na política de desenvolvimento sustentável, como forma de promover a beneficiação de um conjunto de equipamentos essenciais, que o Município de Ponte de Lima está a efetuar em todas as freguesias do concelho.

O projeto prevê a construção de rede de drenagem de águas residuais numa extensão de 13 km com instalação de aproximadamente 200 ramais de ligação que servirão a população dos lugares de Sta. Eulália, Fontainhas, Nogueira, Caneiro, Mosteiro e parte de Ranhados. Os efluentes recolhidos serão encaminhados e descarregados na ETAR de Refoios, a construir e da responsabilidade da Águas do Norte, Grupo Águas de Portugal.

Com um investimento que ronda os 500.000,00€ e um prazo de execução previsto de 270 dias, esta empreitada visa promover a implementação de um modelo de desenvolvimento integrado e sustentado. O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes justificou que se trata de um "investimento necessário e urgente, estando neste momento criadas as condições para avançar com a obra".

O autarca acompanhado pelo Vice-presidente, Gaspar Martins e pelos Vereadores Vasco Ferraz e Paulo Sousa, visitaram ainda o parque infantil de Refoios recentemente instalado no centro da freguesia.

Alargamento da Atual Rede de Esgotos – Saneamento de Refoios – 1.ª fase