Primeiro-Ministro Preside às Comemorações do Dia de Ponte de Lima | Inauguração do Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde 4 de Março - 17 horas

03 Março 2016
Ponte de Lima celebra hoje, 4 de Março, 891 anos - efeméride que comemora a entrega da Carta de Foral pela Rainha D. Teresa e seu filho a Ponte de Lima no ano de 1125.

As comemorações centram-se na abertura oficial do Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde - CIPVV - projeto de dimensão regional, que visa contribuir para o desenvolvimento e afirmação do enoturismo na região dos Vinhos Verdes.

Numa junção de dois acontecimentos tão significativos para o concelho e para a região, o Município de Ponte de Lima está empenhado na realização de uma cerimónia única, que tem como referência o CIPVV, e o seu importante contributo para o promoção do enoturismo enquanto produto estratégico da região.

O Primeiro-Ministro, António Costa, é o convidado de honra das cerimónias oficiais do e da inauguração do CIPVV, que contará ainda com a presença do Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques; Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral; Secretária de Estado Adjunta do Primeiro-Ministro, Mariana Vieira da Silva; Secretário de Estado da Internacionalização, Jorge Costa Oliveira, e o Secretário de Estado da Industria, João Vasconcelos.

O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, está instalado na Casa Torreada dos Barbosa Aranha, classificada como IIP - Imóvel de Interesse Público desde 1977, em pleno Centro Histórico de Ponte de Lima, e apresenta-se como uma estrutura abrangente que incorpora elementos alusivos à diversidade e identidade das nove Sub-regiões em que atualmente se subdivide a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na perspetiva da promoção do vinho e divulgação do património vitivinícola.

O investimento associado a este projeto foi enquadrado em duas candidaturas: Enoturismo II do PROVER Minho IN (Estratégias para a Eficiência Coletiva) em parceria com a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes e Projeto "CIP do Vinho Verde", ambos Financiados pelo ON2 - o Novo Norte, FEDER, taxa de comparticipação de 70% e 85% respetivamente.

A abertura oficial está marcada para as 17 horas, no CIPVV e precede a sessão Solene do Dia de Ponte de Lima, às 18 horas no Auditório Municipal.