Ponte de Lima - Produtos de Excelência | I Feira 100% Agrolimiano revelou-se um êxito

29 Fevereiro 2016
A Feira 100% Agrolimiano, que captou milhares de visitantes este fim-de-semana a Ponte de Lima, afirmou-se como um meio de desenvolvimento que fomenta e dinamiza a economia local.

Lançada pelo Município de Ponte de Lima, com o objetivo de promover todo o setor agroalimentar do concelho, um território onde a produção de qualidade é uma marca distintiva e um fator de promoção e atração, motivou o interesse de diversos parceiros, que se revelaram imprescindíveis na organização do certame.

Esta aposta passa pela seleção e potencialização de um conjunto de atributos específicos do nosso concelho, cujo reconhecimento permite definir as vantagens competitivas sustentáveis e baseadas em recursos endógenos e únicos.

Assim, em colaboração com os parceiros, produtores, expositores e empresários presentes nesta 1ª edição da feira, foi possível apresentar uma mostra de excelência do mundo rural, com venda e exposição de Vinho Loureiro e Vinhão, Enchidos e Fumados, Leite, Carne de Raças Autóctones, Cavalos, Fruta, Sidra, Mel, Cogumelos, Caracóis, e outros produtos 100% limianos! Realizaram-se vários workshops e showcookings, alusivos à temática, nomeadamente sobre, "Produção de cogumelos", pela Engª Adelina Reis e "Produção de Mel", pelo Dr. Paulo Garrido, ambos promovidos pela Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima. "Poda de Mirtilos", apresentado pela empresa limiana Fragâncias Vermelhas, e "O Loureiro - da Viticultura à Enologia" apresentado pela Blue Wine, completaram o painel.

Os temas em debate despertaram o interesse de profissionais e do público em geral, com "Novas Culturas/Novas Oportunidades" da responsabilidade do Engº Nelson Lima do Viveiro Lima, os "Subsídios Agrícolas RPB, MZD, MAA e Animais", foi apresentado pela CAP - Confederação de Agricultores entre Douro e Minho; e a temática sobre "Bolsa Nacional de Terras" esteve a cargo da Direção Regional de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Pescas do Norte.

As atividades equestres e a exposição de animais concluíram um programa que enalteceu o melhor de Ponte de Lima, reforçando a promoção do concelho.