Primeiro-Ministro Preside às Comemorações do Dia de Ponte de Lima | CIPVV – Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde

Autarquia
26 Fevereiro 2016
O Primeiro-ministro, António Costa, é o convidado de honra das cerimónias oficiais do Dia de Ponte de Lima, que se celebram no próximo dia 4 de Março.

Esta efeméride que comemora a entrega da Carta de Foral pela Rainha D. Teresa e seu filho a Ponte de Lima no ano de 1125, ficará assinalada com a inauguração do CIPVV - Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde.

O Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde, localizado no Centro Histórico de Ponte de Lima, terá dimensão Regional. Será uma estrutura abrangente de molde a incorporar elementos alusivos à diversidade e identidade das nove Sub-regiões em que atualmente se subdivide a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na perspetiva da promoção do vinho e divulgação do património vitivinícola.

Ademais, está instalado num dos mais emblemáticos edifícios da história limiana e característico da arquitetura urbana da Região Minhota: a Casa Torreada dos Barbosa Aranha, classificada como IIP - Imóvel de Interesse Público desde 1977.

O investimento associado à reconstrução do edifício, foi objeto de uma candidatura infraestrutural, aprovada pelo ON.2 no âmbito da Valorização Económica dos Recursos Específicos - Bolsa de Mérito à Execução Municipal, a uma taxa de 85% FEDER.

Ainda ao abrigo de uma candidatura apresentada pela Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes em parceria com o Município de Ponte de Lima à Estratégia de Eficiência Coletiva - PROVERE Minho IN, foi aprovada pela Comissão Diretiva do ON.2 - O Novo Norte, o projeto Enoturismo Minho IN II, que tem como principais objetivos potenciar e melhorar o funcionamento da Rota dos Vinhos Verdes, bem como, transformar o Minho no primeiro destino enoturístico nacional, com relevância internacional, tendo como mote a cultura do vinho e da vinha e o seu património.
A abertura oficial está marcada para as 17 horas, no CIPVV e precede a sessão Solene do Dia de Ponte de Lima, às 18 horas no Auditório Municipal, e o Concerto pela Orquestra de Câmara da Guarda Nacional Republicana, às 22 horas no Teatro Diogo Bernardes.

O programa das comemorações do Dia de Ponte de Lima prolonga-se pelo fim-de-semana, com as seguintes ações:

5 de Março

16h00 Inauguração da Exposição "Caminhos - O encaixe (bilros) e os bordados no Caminho Português de Santiago"
Torre da Cadeia Velha

21h00 Encontro Concelhio de Tocadores de Concertina
Centro Histórico e Largo de Camões (Auditório Rio Lima em caso de chuva)
Org. Associação de Folclore de Ponte de Lima | Apoio MPL

22h00 Teresa Salgueiro
Teatro Diogo Bernardes

6 de Março
10h00 Encontro Concelhio de Bombos
Centro Histórico e encerramento no Largo de Camões