ALARGAMENTO DA ACTUAL REDE DE ESGOTOS – FREGUESIA DE SANTA CRUZ – 1ª FASE”

Autarquia
26 Fevereiro 2016
No âmbito da política de desenvolvimento sustentável, que o Município tem vindo a implementar em todas as freguesias, no sentido de dotar o território de infraestruturas e serviços ambientais de saneamento básico capazes de atingir um nível de atendimento, de qualidade e proximidade, realizou-se esta quinta-feira, uma visita de trabalho à empreitada de "Alargamento da atual rede de esgotos, na freguesia de Santa Cruz - 1ª fase".

O Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes, acompanhado pelo Vice-Presidente, pelo Vereador da Educação e Turismo e pela Junta de Freguesia de Santa Cruz conferiu a obra, considerada pelo Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, José Carlos Araújo, como uma mais-valia para a freguesia, servindo a população dos lugares de Ardega, Vinha Nova, Travessa da Ardega, Carreiro e toda a zona envolvente à Igreja, representando aproximadamente 30% da população da freguesia, cujo projeto global de drenagem estima em cerca 560 habitantes.

Esta 1ª fase do Alargamento da atual rede de esgotos na freguesia de Santa Cruz, permitiu que pudessem ser drenadas graviticamente, as áreas mais necessitadas, sem recurso a qualquer estação elevatória, ou seja uma solução mais económica em termos de obra e exploração.

A obra teve um custo de 120.000,00€, e um prazo de realização de 3 meses. "Trata-se de um investimento que corresponde ao alargamento da rede de esgotos que o Município está a implementar por todo o concelho", assegurou o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, adiantando ainda que, "aproveitou-se esta oportunidade para requalificar as vias de circulação onde foram instalados os coletores, dotando-as de tapete betuminoso em toda a sua largura, cujo pavimento era em calçada à portuguesa."

A 2ª fase da empreitada de Alargamento da atual rede de esgotos, na freguesia de Santa Cruz, está em fase de projeto, prevendo a autarquia usufruir de fundo comunitários do programa Portugal 2020 para concretizar a obra.