Caminho Português: Conservação e Valorização do Caminho Português de Santiago | Municípios portugueses e espanhóis apresentam candidatura ao POCTEP

04 Fevereiro 2016
O Município de Ponte de Lima fez-se representar na cerimónia de apresentação da candidatura do Caminho Português de Santiago submetida ao POCTEP. Pretende-se com esta candidatura desenvolver o sector turístico, protegendo e valorizando o património cultural e natural.

A autarquia de Ponte de Lima, integra este projeto, que tem por missão a conservação e valorização do Caminho Português de Santiago, como fator de desenvolvimento económico desta região transfronteiriça.

A cerimónia decorreu no Salão do Paço Provincial, em Pontevedra, Espanha, no passado dia 4 de fevereiro, na presença dos treze Alcaides dos concelhos da provincia de Pontevedra, por onde passa o Caminho, assim como o Presidente da Associação de Amigos do Caminho Português e técnicos da Junta da Galicia e da Institução Provincial. O Municipio de Ponte de Lima marcou presença, na pessoa do Vereador do Turismo, Dr. Paulo Sousa, juntamente com outros Municípios integrados no Caminho Português de Santiago.

A rota do Caminho Português de Santiago é a segunda mais utilizada pelos peregrinos que seguem rumo a Santiago de Compostela, contabilizando-se 17% do total de peregrinos que chegam à Galiza, depois do Caminho Francês. Este número, inevitavelmente, traduz-se num aumento de afluência aos albergues, o que contribui para a economia local.