Requalificação das Piscinas de Ponte de Lima | Empreitada “Upgrade energético e Ambiental – Piscina de Arca e Ponte de Lima”

Autarquia
19 Fevereiro 2016
No âmbito de uma estratégia de requalificação dos equipamentos municipais, a Câmara Municipal de Ponte de Lima efetuou uma visita às Piscinas Municipais de Ponte de Lima, no sentido de conferir a empreitada "Upgrade energético e Ambiental - Piscina de Arca e Ponte de Lima", cujo custo da empreitada foi de 319.745€ (c/iva) com um financiamento na ordem dos 199.813€ (c/iva).

A intervenção visou o aumento da eficiência energética da piscina municipal, bem como a melhoria das condições de funcionamento e conforto dos utentes.

Esta intervenção teve como base uma componente de melhoria do comportamento térmico do edifício e uma segunda componente relacionada com a substituição de equipamentos com baixo rendimento e introdução de fontes de energia solar.

Quanto à melhoria do comportamento térmico do edifício a mesma incidiu fundamentalmente na substituição do principal vão envidraçado, virado a Sul, com características conducentes a perdas energéticas elevadas, por um sistema de caixilhos com corte térmico e vidro duplo.

No que se refere aos equipamentos, a instalação existente foi totalmente reformulada com a instalação de um novo sistema de desumidificação, de um sistema renovação de ar e aplicação de caldeiras de alto rendimento, incluindo todos os componentes e acessórios, necessários ao seu funcionamento.

A esta instalação foi acoplado um sistema solar de aquecimento de água constituído por painéis solares de tubos de vácuo última geração, formado por 24 painéis com uma área total de 72 m2.

Estas melhorias resultaram num investimento do Município no valor de 10.149€ (c/ iva). De referir ainda que esta intervenção permitiu melhorar a acessibilidade da bancada e aumento do conforto com a colocação de cadeiras individualizadas. A área do Hall de atendimento foi isolada da zona de balneário melhorando as condições de ambos os espaços.