Ponte de Lima - Inauguração do Açude do Rio Lima

Autarquia
07 Fevereiro 2016
"Esta é uma das obras mais importantes que se fez em Ponte de Lima nos últimos tempos, tanto pelo investimento total da obra, que ascendeu aos 656.000,00€ (c/iva), mas também pela relevância do Clube Náutico, é um clube de campeões", disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes, na cerimónia de inauguração das obras de recuperação e remodelação do Açude no Rio Lima", no passado sábado, 6 de fevereiro.

A inauguração que decorreu no dia em que o Clube Náutico celebrava o seu 25º aniversário contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Wengorovius Meneses, que salientou a importância desta intervenção, no sentido de "permitir e reforçar as condições para a prática da canoagem, sendo esta uma atividade de grande representatividade na região."

A recuperação e remodelação do Açude do Rio Lima visou criar melhores condições para a prática da canoagem, sendo a intervenção efetuada ao abrigo do projeto de Beneficiação e Recuperação Ambiental a implementar nas margens do Rio Lima, através de uma solução que garante a estrutura hidráulica do Açude, proporcionando condições de escoamento dos caudais. Desta forma foi introduzida uma técnica única no país, designada Escada de Peixe, que se baseia num alinhamento de pedras em sobreposição, criando agitação das águas, facilitando a passagem dos peixes. De realçar que esta técnica, foi orientada pelo ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, com base em projetos internacionais.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, salientou ainda que apesar das "dificuldades que a operação apresentava, as obras não comprometeram os ecossistemas naturais do Rio Lima, tendo-se conseguido concretizar uma intervenção que assegura as condições fundamentais para a prática da canoagem e para a melhoria paisagística".

Numa clara aposta no Turismo Náutico, o autarca apresentou o projeto de Ampliação das Instalações do Centro Náutico, obra a efetuar brevemente, avaliada em 407.000,00€+Iva, "queremos que Ponte de Lima seja uma referência no panorama nacional e internacional, possuindo condições próprias com vista à promoção e dinamização do turismo Náutico".

Inauguração Açude