Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima | Programação de Janeiro a Maio de 2016

13 Janeiro 2016
O Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, dando continuidade aos lemas + Teatro + Filarmónicas + Música Clássica + Comédia + Jazz + Dança + Rock + Folk + Indie + Pop + Música + Literatura + Cultura + Educação, etc..., apresenta os principais espectáculos planificados para o período compreendido entre Janeiro e Maio de 2016.

Na área do Teatro, estão calendarizados "Breviário para um Extermínio Silencioso", pela Escola de Mulheres, com Carla Chambel, Elsa Galvão (em substituição de Isabel Medina, impedida por motivos de saúde) e Roger Madureira, a 16 de Janeiro; "BemMarMeQuer", baseado na obra "Mar me quer" de Mia Couto, pelo Teatro Art'Imagem, com Flávio Hamilton, Pedro Carvalho e Neusa Fangueiro, a 30 de Janeiro; e "O Som e a Fúria", de William Faulkner, pelo Teatro Mosca, com Filipe Araújo, João Cabral e Ruben Chama (actores), Catarina Correia, Margarida Costa e Inês Pedruco (bailarinas) e Ruben Jacinto (músico), a 13 de Fevereiro.

Oportunamente, serão divulgadas as datas de efectivação de "As Cadeiras", de Eugène Ionesco, pelo Teatro O Cão Danado, com Tiago Correia e Sara Barbosa - Estreia nacional em co-produção com o Teatro Diogo Bernardes; "Morro de Amores" numa co-produção Fértil Cultural, Teatro Diogo Bernardes e Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, com Alexandre Sá, Isabel Costa e Rui Alves Leitão, que será apresentado também em cinco freguesias do concelho, na continuidade da política de descentralização cultural que o Município está a desenvolver; "Guarda Mundos", pelo Teatro da Didascália, com Bruno Martins, Cláudia Berkeley e Luciano Amarelo; "Nome Próprio", de Matthieu Delaporte e Alexandre de La Patelliere, com José Pedro Gomes, Aldo Lima, Ana Brito e Cunha, Francisco Menezes e Joana Brandão; "Plaza Suite", de Neil Simon, com Alexandra Lencastre, Diogo Infante, Helena Costa e Ricardo Sá; e num espectáculo marcado pela diferença, com destaque para o Teatro Aéreo, "Um Sonho", a partir das obras "Um Sonho" e "Inferno", de Augusto Strindeberg, pela AR Produções, com Anaísa Raquel, João Ascenso, José Mateus, Ricardo Lérias, Ruy Malheiro e Susana Alves Costa.

Antes de passarmos para a Música propriamente dita, uma nota para o espectáculo de Comédia Musical "Os Irmãos Machado" uma ideia original e interpretação de Hugo Osga, João Sousa e Ricardo Peres; e para o espectáculo de Dança Contemporânea da bailarina Leonor Keil "Solos", coreografados por Olga Roriz e Tânia Carvalho.

A Música Clássica surgirá no Concerto de Páscoa, integrada na competente programação; não esquecendo os Concertos das Bandas Filarmónicas do Concelho: Banda de Música de Ponte de Lima, a 14 de Fevereiro; Banda Musical de S. Martinho da Gandra; Banda de Música de Moreira do Lima, e Banda de Música de Estorãos, cujas datas dos três últimos serão divulgadas a seu tempo.

Na área do Jazz e do Smooth Jazz, dois grandes nomes: Maria João // OGRE (quinteto), com Maria João, João Farinha, André Nascimento, Joel Silva e Júlio Resende, a 23 de Janeiro, num projecto que irá surpreender pela aliança da voz única de Maria João a sonoridades do jazz e da electrónica; e o concerto de Jacqui Naylor (Estados Unidos da América), a 29 de Abril, espectáculo integrado na tour europeia da cantora, com concertos já anunciados na Alemanha, em Itália e apenas três em Portugal.

Na área da Música, os interessados podem marcar nos calendários e adquirir bilhetes para os seguintes concertos: Trêsporcento, a 22 de Janeiro; Um Ao Molhe, Festival Itinerante de One-Man-Bands - O Manipulador / Coelho Radioactivo / Ana Deus - Festa Oficial de Abertura do Festival, a 5 de Fevereiro, em que acontecerão três concertos numa só noite, os quais formarão a Festa de Abertura do Festival, que percorrerá várias cidades portuguesas, como Lisboa, Porto, Braga, Coimbra ou Bragança e espanholas: Ourense, Vigo e Bueu; Kamikazes - 25 Anos da Banda Limiana, a 6 de Fevereiro; The Happy Mess, a 19 de Fevereiro; e Mimicat, a 14 de Maio.

Brevemente serão publicitadas as datas dos concertos de Golden Slumbers; Abalone Dots (Suécia); Tracy Vandal (Escócia/Portugal) + Pedro e os Lobos - um espectáculo composto por dois concertos; The Partisan Seed; Brass Wires Orchestra; e Gala Drop, banda que abriu o último Festival Vodafone Paredes de Coura.

Depois do êxito do primeiro concerto do ano de 2016 no Teatro Diogo Bernardes, a cargo dos portugueses UHF, que lotaram por completo a sala na passada sexta-feira, 8 de Janeiro, temos o gosto de anunciar as seguintes datas: Rodrigo Leão, a 20 de Fevereiro; e Teresa Salgueiro, a 5 de Março.

Contudo, não ficamos por aqui. Até ao final de Maio ainda subirão ao palco do Teatro Diogo Bernardes Mário Mata e os Amigos do Zeca - Tributo a Zeca Afonso; Carlos Mendes; e Sérgio Godinho.

Em 2016 voltaremos a 19 de Setembro para a Festa de Aniversário do Teatro Diogo Bernardes, que fará 120 anos ao serviço da cultura, festa que esperamos prolongar ao longo da temporada 2016-2017.
Mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Programação - Janeiro a Maio 2016 (PDF)

Teatro Diogo Bernardes – Ponte de Lima | Programação de Janeiro a Maio de 2016