Ponte de Lima - Biblioteca Municipal lança Cinema História em 2016

05 Janeiro 2016
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima inicia o novo ano com diversos eventos em agenda - uns transitados de edições anteriores, outros em estreia absoluta.

Uma das novidades é o Cinema História, uma rubrica lúdico-didática, de periodicidade mensal, que pretende utilizar o cinema como veículo de interpretação e de recriação da história, da cultura e de personalidades que, por variadas razões, se distinguiram nos planos nacional e internacional.

A iniciativa, dirigida essencialmente à população estudantil do concelho, arranca com a biografia cinematografada de Martinho Lutero, mas revisita outros momentos marcantes da vida política, religiosa e cultural do país e do mundo, de que se destacam o assassinato do General Humberto Delgado - Operação Outono -, a Revolução de abril - Um adeus português -, a Segunda Guerra Mundial, na figura de Churchill, e a Batalha do Buçaco, travada por ocasião da Terceira Invasão Francesa - As linhas de Wellington.

Importa esclarecer que os filmes e/ou documentários calendarizados para 2016 são propositadamente exibidos no mês do respetivo acontecimento, fazendo-se sempre acompanhar de um folheto informativo com a verdade dos factos.

Apesar de a rubrica Cinema História ter sido pensada como instrumento complementar do ensino tradicional - essencialmente para estimular o interesse por determinadas matérias e disciplinas - estende-se a todos os utilizadores, que afora a consulta da informação disponível, podem requisitar os DVD's em destaque.