Museu dos Terceiros e Museu do Brinquedo Português em Ponte de Lima - Entrada grátis no dia 27 de dezembro

23 Dezembro 2015
No último fim-de-semana do corrente ano, venha descobrir os Museus de Ponte de Lima. No domingo, 27 de dezembro, a entrada é livre para os residentes no concelho de Ponte de Lima no Museu dos Terceiros e no Museu do Brinquedo Português.

Relacionada com esta época natalícia está patente no Museu dos Terceiros um grupo de peças, provenientes das suas coleções, relacionadas com a Natividade e com o Menino Jesus. Esta pequena mostra, visitável no circuito da exposição permanente do Museu, servirá como um complemento ao Natal e as Escolas, exposição já de tradição, que reúne um conjunto de presépios e outros trabalhos alusivos ao nascimento do Menino Jesus, produzidos por alunos e professores de diversas escolas do concelho de Ponte de Lima, a decorrer no Museu dos Terceiros, até 31 de janeiro.

Do outro lado da margem, uma visita ao Museu do Brinquedo Português, proporciona-nos uma viagem ao passado, é um regresso aos tempos de criança. A par da exposição permanente, atualmente está patente uma exposição designada "Brincançar" - Jogos e Tradições. É uma mostra de apenas alguns, poucos, divertimentos da história recente do nosso país. Alguns têm paralelismo com outros países, outros ganham, em Portugal, denominações diferentes de região para região mas todos têm na sua origem a ocupação de tempos "vazios", o desafio, a coragem ou simplesmente a diversão. A exposição está incompleta propositadamente para que o visitante possa interagir com a mesma, participando com a personalização de um pião. A exposição continua até 30 de abril de 2016.

Ainda, no Museu do Brinquedo Português, na Sala das Brincadeiras está patente até 31 de janeiro, a mostra "Anda, Vamos Salvar os Animais de Rua", tema de uma campanha, materializada através da publicação de um livro infantil, em prol da causa animal. O texto é da autoria de Marlene Ferraz, ilustração de André Rocha e design de Bruno Cardante, que criaram esta publicação com o objetivo de ajudar a ALAAR - Associação Limiana dos Amigos dos Animais de Rua, revertendo toda a receita do livro para esta associação.

Visite os Museus de Ponte de Lima entre as 10h00 e as 12h30 e das 14h00 às 18h00.