I Feirão de Natal Durante este fim-de-semana em Ponte de Lima

18 Dezembro 2015
O Pai Natal já chegou a Ponte de Lima ... transportado num trenó puxado por uma rena, saudou dezenas de crianças que o aguardavam na entrada da Expolima, onde este fim-de-semana se realiza o I Feirão de Natal.

Decorações e cenários, inspirados na ilusão e fantasia do Natal, muita diversão e espetáculos que fazem deste certame um momento dedicado a toda a família, onde não vão faltar as obrigatórias bancas com produtos para venda, num mercado tradicional, o que vai permitir fazer algumas compras de última hora.
A toda esta animação marca presença durante o evento o Pai Natal, com a sessão fotográfica de Natal, pinturas faciais e modelagem de balões.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes salientou a importância deste evento, "como forma de dinamizar o comércio tradicional", considerando que se trata de uma grande aposta do Município, convidando limianos e visitantes a comprar no centro histórico.

À semelhança de outros eventos não faltarão também os Workshop infantis, sobre "Construção de Marionetas de Papel" - trata-se de ateliê de trabalhos manuais onde através do papel velho se irá construir uma marioneta de mão, segundo um desenho de um personagem proposto e criado pelo participante.

Destaque para o ateliê "Natal com Ciência - Sabonetes", atividade cheia de cor e criatividade, onde os participantes vão ter a oportunidade de fazer presentes para oferecer numa ocasião tão especial como é o Natal. São bem conhecidos os benefícios dos sabonetes de glicerina, utilizados frequentemente para hidratar a pele e torná-la mais macia. Nesta atividade os participantes irão aprender a fazer sabonetes de glicerina com óleos essenciais, bem como alguns conceitos científicos inerentes à atividade experimental. Uma verdadeira aprendizagem prática. No final, embrulharão e levarão para casa os sabonetes que criaram.

Os Mini Chefs também estão de volta, com a confeção de "Guloseimas" e o "Cake Design" cujo tema é o "Natal". Incutir o gosto pela arte de cozinhar, desenvolver a criatividade dos mais jovens e proporcionar-lhes momentos de convívio e aprendizagem de receitas práticas que estimulem o lado lúdico da culinária, são os objetivos desta ação dinamizada nas feiras gastronómicas de Ponte de Lima. Os ateliês são direcionados para crianças dos 6 aos 12 anos, devendo estas estar acompanhadas por um adulto responsável. As inscrições são gratuitas, obrigatórias e limitadas a 25 crianças e inclui oferta de certificado de participação.

A completar o programa realce para os espetáculos musicais, amanhã, sábado, às 20h30, Concerto de Natal, com o Orfeão Limiano, seguindo-se às 22 horas o Grupo Momentos Únicos. No domingo à tarde, cabe à Banda de Gaitas São Tiago de Cardielos, a animação musical e arruada pelas áreas comerciais da Vila, seguindo-se o grupo de jazz tradicional Sinfo Dixie, pelas ruas do centro histórico e área envolvente da feira, a partir das 17h30.