Município de Ponte de Lima celebra protocolo de Cooperação com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas - ICNF

Autarquia
18 Dezembro 2015
O Município de Ponte de Lima celebrou ontem, 16 de dezembro, com o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas - ICNF e com as juntas de freguesia de Poiares, Rebordões Santa Maria, Facha e o conselho diretivo dos baldios do Fojo Lobal, um protocolo de cooperação.

Esta parceria surge na sequência de uma candidatura submetida pelo Município de Ponte de Lima ao PRODER - Programa Desenvolvimento Rural, com vista à instalação das redes primária (218,60ha) e secundária (77,84ha) de Faixas de Gestão de Combustível e para a beneficiação da rede viária florestal (6,76km) de acesso a estas faixas. As faixas de gestão do combustível da rede primária visam o estabelecimento, em locais estratégicos, de condições favoráveis ao combate a grandes incêndios florestais, e tem uma largura mínima de 125 metros. Estão localizadas sobretudo nas linhas de cumeada e foram definidas tendo em conta o histórico dos grandes incêndios, a ocupação do solo e a topografia do terreno.

No que respeita à rede secundária prevista nesta candidatura, desenvolve-se apenas na rede viária de acesso às parcelas da rede primária, e consiste na criação de faixas de 10 metros para cada lado dos caminhos.

As ações a realizar nestas faixas constam de limpeza da vegetação sub-arbustiva e correção de densidades excessivas no caso em que existam povoamentos florestais.

Com um investimento total de cerca de 305,266,26€, a intervenção refere-se ao perímetro florestal entre o Lima e o Neiva, sendo este um "investimento significativo", disse o Presidente da Câmara de Ponte de Lima, Eng. Victor Mendes. O autarca adiantou que se "pretende investir cada vez mais na prevenção, no sentido de reduzirmos os custos com o combate aos incêndios florestais".