Câmara Municipal de Ponte de Lima Aprova Empreitada da Rede de Esgotos Saneamento de Refoios do Lima – 1ª fase

Autarquia
17 Dezembro 2015
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou a 1ª fase da empreitada da rede de esgotos e saneamento na Freguesia de Refoios do Lima, dando seguimento à política de desenvolvimento sustentável, como forma de promover a beneficiação de um conjunto de equipamentos essenciais.

A obra de saneamento da Freguesia de Refoios está em fase de concurso e o seu preço base foi de 520.000,00€. O projeto prevê a construção de rede de drenagem de águas residuais numa extensão de 7,5 km com instalação de 195 ramais que servirão a população dos lugares de Sta. Eulália, Fontainhas, Nogueira, Caneiro, Mosteiro e parte de Ranhados. O efluente recolhido será encaminhado e tratado numa ETAR a construir pela empresa Águas do Norte.

Neste contexto, o Município aposta também em dotar o território de infraestruturas e serviços ambientais de saneamento básico capazes de atingir um nível de atendimento, de qualidade e proximidade, aprovando para o efeito, a aquisição de terrenos na Queijada para a execução da Etar da Queijada e Fornelos.

No âmbito do apoio às Juntas de Freguesia, o Executivo Municipal aprovou comparticipar financeiramente obras de conservação da rede viária e melhoramentos viários da freguesia da Boalhosa. A junta de freguesia da Boalhosa solicitou ajuda financeira, no valor de 4.192,30€ para concretizar a obra de pavimentação em betuminoso das ruas de Linhar e Travessa da Fonte das Bouças.
No âmbito do programa de subsídio de Montanha, a Câmara aprovou ainda comparticipar em 90% a obra, de pavimentação em calçada à portuguesa das ruas de Ardonha, na freguesia da Boalhosa, cujo valor é de 4.579,20€.

O Executivo Municipal no seguimento de uma política social de grande proximidade, aprovou apoiar mais dois projetos de apoio à habitação social. Ambos propõem alojamento no Bairro da Poça Grande, em Arcozelo.