Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Sociedade Portuguesa de Física apresenta Projeto MEDEA em Ponte de Lima - Palestra

Educação
29 Outubro 2015
Realizou-se em Ponte de Lima uma palestra sobre Campos Eletromagnéticos e a Saúde, numa iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física e da REN - Rede Elétrica Nacional, S.A., dirigida aos alunos de Física do 11º ano e 12º ano da escola Secundária ...
Realizou-se em Ponte de Lima uma palestra sobre Campos Eletromagnéticos e a Saúde, numa iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física e da REN - Rede Elétrica Nacional, S.A., dirigida aos alunos de Física do 11º ano e 12º ano da Escola Secundária de Ponte de Lima.

O Projeto MEDEA existe desde 2008 e envolve alunos, escolas e professores de todo o país, que se organizam anualmente em equipas para estudar e comparar os campos elétricos e magnéticos, que nos rodeiam no quotidiano.

Aprender, divulgar a ciência e desmistificar a ideia instituída de que a muito alta tensão é mais prejudicial que os eletrodomésticos e aparelhos que utilizamos no dia-a-dia, foi o principal objetivo desta ação.

A palestra abordou a temática, lançando questões como: Sabia que os campos elétricos e magnéticos são mais intensos quando estamos sentados com o nosso computador portátil do que quando viajamos de comboio? E sabia que os campos eletromagnéticos de uma linha de muito alta tensão podem ser da mesma ordem de grandeza dos de uma televisão ligada perto de nós?

A iniciativa contou com a presença da Professora Maria José Ribeiro Gomes, responsável científica do Projeto MEDEA,  professora do Departamento de Física da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e investigadora no CENTRA - Centro Multidisciplinar de Astrofísica do Instituto Superior Técnico.

Voltar
 
- <