18º Festival Internacional de Jardins: Jardins Saudáveis

06 Julho 2023

ESGOTADO

Ponte de Lima - 18º Festival Internacional de Jardins: Jardins Saudáveis= Ponte de Lima – 18th International Garden Festival: Healthy Gardens. Ponte de Lima: Município de Ponte de Lima, 2023. 156 p. ISBN 978-989-98907-2-5.

• Preço: €5,00 (inclui o valor da taxa de IVA legal em vigor)
  • Como encomendar: contacte-nos através do e-mail: arquivo@cm-pontedelima.pt

Introdução

É com enorme orgulho que vos apresento a 18.ª Edição do Festival Internacional de Jardins, que irá decorrer de maio a outubro de 2023, em Ponte de Lima. Este ano, as 11 novas propostas de jardins representam a enorme qualidade deste certame, quer na criatividade, quer na excelência dos projetos que forma selecionados para integrar esta edição.

Sob o tema “Jardins Saudáveis”, muitas foram as propostas apresentadas, podendo partir de uma mente e o corpo saudável, em perfeito equilíbrio com a natureza, à conceção de um jardim com uma enorme diversidade de espécies, que nos permite estimular os sentidos e as cores que nos influenciam e a sua importância terapêutica e/ou sensorial. O desenvolvimento sustentável, onde a natureza é contemplada no seu sentido lato, sendo a água o elemento fulcral à vida de cada jardim e de cada ser, que existe à face da terra, e onde o jardim atrai uma diversidade enorme de espécies de fauna, que promovem a biodiversidade e o equilíbrio da “Casa Mãe”, são temas abordados nesta edição.

Estes jardins permitem uma reflexão sobre a importância dos espaços ao ar livre, promotores da saúde, do desporto e lazer, da alimentação saudável e da valorização dos espaços naturais. Os 11 jardins provenientes de Portugal, Polónia, Áustria, Alemanha, Espanha, Brasil, China (Macau), Argentina, França, República Checa e Suécia, representam uma diversidade de projetos que nos levam a refletir no conceito de um jardim saudável, com importantes mensagens que cada um de nós deve conhecer e apreciar.

E porque acredito num futuro com sustentabilidade e resiliência, também os mais novos foram desafiados a construir 11 jardins, sob o tema “Jardins Saudáveis”. Surgiram projetos magníficos de todos os agrupamentos de escolas do concelho, o que me deixa muito orgulhoso de toda a comunidade educativa e certo do trabalho desenvolvido. Também os mais novos acreditam que o equilíbrio “mente sã, corpo são” ´é fruto de um contacto direto com a natureza. Estar num jardim onde possam praticar exercício físico, estudar, brincar, estimular a criatividade e aproximar as pessoas à natureza, como forma de desenvolver o bem-estar e a felicidade, são as palavras chave dos mais novos!

Com todo o regozijo, agradeço à direção, aos elementos do júri, aos patrocinadores, a todos os concorrentes do Festival Internacional de Jardins e Festival de Jardins Escolinhas (aproveitando para felicitar todos os que concorrem), e a todos os colaboradores do Município, pelo seu importante contributo para tornar possível esta edição.

Certo de que uma perfeita relação do Homem com a Natureza é o futuro de qualquer nação, convido todos a visitarem este magnífico Festival de Jardins!

Eng.º Vasco Ferraz
Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima