Boletim Municipal, junho de 2021

Boletim Municipal

Editorial

Tem o munícipe leitor mais um Boletim entre mãos, que é a tradução fiel, o registo das aspirações e das ações deste Executivo Municipal na busca do melhor para todos os Limianos. Estes últimos tempos, marcados por uma pandemia tão prejudicial para a atividade económica e para as relações sociais, com implicações tão profundas na saúde e na vida das pessoas, fizeram sentir, mais do que nunca, a necessidade das instituições públicas, como este Município, darem resposta aos anseios mais prementes das populações.

Como se impunha, este Boletim espelha já esta situação. Mas a vida continua, apesar de tudo, tornando-se também necessário dar conta de outros projetos municipais, sendo que o sucesso de todos eles no futuro constituirá a melhor indicação de que ultrapassámos esta fase menos boa.

Estão aqui espelhadas as nossas preocupações mais prementes e as iniciativas concernentes à ação social, a procura de uma escola mais inclusiva, os auxílios financeiros para o transporte dos alunos aqui residentes, os diversos protocolos com as Instituições Particulares de Solidariedade Social.

Também é possível acompanhar a requalificação de áreas urbanas, de diversos Centros Cívicos das nossas freguesias, assim como seguir a atuação do Município no que à valorização ambiental e paisagística diz respeito, perceber a atenção e o empenho que a Autarquia coloca na preservação dos recursos hídricos, ou na valorização das nossas aldeias.

A preocupação cultural do Município está também aqui bem exemplificada, por exemplo através da referência ao projeto de Qualificação e Valorização do Caminho Português de Santiago. E que dizer do regresso do Água-Arriba, embarcação que é símbolo identitário do Vale do Lima, a que tantas memórias e afetos estão ainda presos, agora convertido em precioso instrumento de recreação e dinamização turística?

Manter Ponte de Lima na senda da inclusão e da solidariedade social, da afirmação cultural, continuará a ser, mesmo neste tempo tão incerto, o nosso desígnio.

Um abraço amigo do

Victor Mendes