Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Domingos em Banda: Banda de Música de Ponte de Lima

Cultura
18 Fev
Adicionar a calendário 2024-02-18 15:30:00 2024-02-18 15:30:00 Europe/Lisbon Domingos em Banda: Banda de Música de Ponte de Lima Domingos em Banda Teatro Diogo Bernardes

Domingos em Banda

No dia 18 de fevereiro de 2024, às 15h30, o Teatro Diogo Bernardes em Ponte de Lima apresenta, o espetáculo de música "Consonâncias", pela Banda de Música de Ponte de Lima.

Consonâncias é o título deste concerto, resultado do trabalho desenvolvido para apresentar durante o presente ano. Na música, consonância é definido como um conjunto harmonioso de sons, que são agradáveis ao ouvido. Em palco estarão setenta e sete elementos que agirão em consonância, em acordo e conformidade. Esperam que através de ricos conteúdos melódicos, harmónicos, rítmicos e emocionais deixem uma marca em quem os ouçam.

Programa
  • Musica y Vinos Manuel Morales
  • Abertura Festiva D. Shostakovich
  • Arco Íris Duarte Pestana
  • Uma noite nas Feiras Novas Luís Grego
  • Francisco Magalhães (Medley dos Scorpions) Luís Cardoso
  • Elvis in Concert Arr: Peter K. Schaars
Notas de Programa

Consonâncias é o título deste concerto, resultado do trabalho desenvolvido para apresentar durante o presente ano. Na música, consonância é definido como um conjunto harmonioso de sons, que são agradáveis ao ouvido. Em palco estarão setenta e sete elementos que agirão em consonância, em acordo e conformidade. Esperam que através de ricos conteúdos melódicos, harmónicos, rítmicos e emocionais deixem uma marca em quem os ouçam.

Será apresentado o Pasodoble “Musica y Vinos” do compositor Manuel Morales. De Shostakovich, que é um compositor tão querido quanto polêmico, será interpretada a Abertura Festiva. A obra começa com uma fanfarra dos metais seguida por uma melodia extremamente rápida nas madeiras. Os metais retornam, alternando com as madeiras até ao ponto em que chega o primeiro climax. Um momento lírico surge nos saxofones, trompas e, depois nos clarinetes. Um súbito pianíssimo na caixa, acompanhada de staccatíssimo dos sopros em um breve crescendo leva-nos de novo para o material inicial. Segue-se um novo crescendo e estamos no segundo climax da abertura. Rapidamente é retomado o folego e sobre um crescendo triunfante chegamos a uma majestosa secção que explode em um breve desfecho, vibrante e vivaz.

Do compositor Português Duarte Pestana será executa a fantasia popular nº2, Arco Íris. Esta obra foi concebida para banda filarmónica e tornou-se um ícone do reportório português para banda. É de uma qualidade de construção musical ímpar. Com forte inspiração popular granjearam ao compositor lugar de destaque no panorama nacional. Para além da exigência técnica, é um conjunto, uma panóplia de sentimentos numa só obra que exige aos intérpretes uma grande concentração.

Do limiano Luís Grego será tocada a Rapsódia “Uma Noite nas Feiras Novas”. Temas habitualmente ouvidos nas ruas de Ponte de lima, canções de cariz popular, por altura das festas concelhias são pelo jovem Pontelimense transpostos para uma formação de sopros, banda filarmónica.

Francisco Magalhães é um medley escrito pelo compositor português Luís Cardoso, com um infindável número de arranjos, demonstra ser um especialista no tratamento de temas, nomeadamente pop/rock. Este conjunto de temas dos Scorpions tem como influência a banda rock alemã e a orquestra de Berlim.

Na função de arranjador da banda naval da Marinha Real dos Países Baixos, Peter Kleine Schaars deixou a sua marca no programa de música ligeira desta formação. Durante doze anos, a banda tocou arranjos por ele realizados. Um dos melhores arranjos de Peter Kleine Schaars é certamente Elvis in Concert, no qual ele revê os maiores sucessos do Rei. Este medley emocionante é um verdadeiro festival de Elvis que encanta músicos e público!

História da Banda de Música de Ponte de Lima

A fundação da Banda de Música de Ponte de Lima estará datada entre os anos 1788 a 1790, segundo documentos existentes no Arquivo Municipal desta Vila. A partir de 1850 a Banda passou a estar ligada aos Bombeiros. Já em 1974, foi assumida a atual denominação da Associação (Grupo de Cultura Musical de Ponte de Lima) e elaborados os primeiros Estatutos por escritura no Cartório Notarial de Ponte de Lima. É associado da Federação Regional de Bandas Filarmónicas do Minho, da Federação Portuguesa de Bandas Civis e também do INATEL. Em 1987 foi-lhe atribuída a declaração de Utilidade Pública.

Participou em vários certames e festivais tanto a nível nacional como internacional, destacando-se o Festival de Bandas do Alto Minho; Festival de Covões (Coimbra); Festival da Mimosa (Viana do Castelo/1981); Aniversário da Banda de Espinho; Festival de Bandas de Ponte de Lima (1991); Festival de Bandas de Vila Nova de Cerveira (2010); Festival de Bandas de Gondomar (2017); Gala Dançante de Ponte de Lima (2009 e 2010); Festivais de Pontevedra, Potrinho, Roxa, Beade e Las Neves (Espanha), em anos diferentes; Festival internacional de Bandas Centenárias em Moaña – Pontevedra (2022); Festival de Bandas de Vila Nova de Cerveira (2022). No dia 25 de maio de 2013 promoveu o I Encontro de Bandas Limianas, com a participação das quatro bandas do concelho (Ponte de Lima, São Martinho da Gandra, Moreira do Lima e Estorãos).

O seu repertório é rico e diversificado, desde o clássico, ligeiro, fantasias, rapsódias, marchas de concerto até tudo o que é costume tocar nas bandas filarmónicas.

A Banda de Música de Ponte de Lima é atualmente dirigida pelo maestro limarense Gaspar André Fernandes Pereira Lima. É constituída por cerca de 70 elementos, a sua grande maioria jovens formados na Escola de Música da Banda que funciona todo o ano e tem como finalidade principal a formação de músicos para integrar a Banda.

A nova Sede da Associação foi inaugurada no dia 11 de setembro de 2021, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes, seus vereadores, pela Presidente da Direção do Grupo de Cultura Musical de Ponte de Lima, Teresa Carvalheira, e restantes Corpos Sociais.

Maestro

Gaspar André Fernandes Pereira Lima iniciou os seus estudos musicais na Banda de Música de Ponte de Lima. Estudou clarinete na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Escola Profissional de Música de Espinho e na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco. No seu percurso académico trabalhou com os professores: Filipe Silva, Alberto Vieira, Astério Leiva, Mário Bezerra, Luís Carvalho, Carlos Alves e Victor Matos.

Enquanto músico residente da Orquestra do Norte (ON), de 2004 a 2009, realizou concertos por todo o país tocando nas mais importantes salas nacionais. Participou em digressões por Espanha e Alemanha.

Ainda na ON partilhou o palco com maestros e solistas de craveira internacional, sendo de destacar: José Ferreira Lobo, António Saiote, Álvaro Cassuto, Cesário Costa, Victor Matos, Carrasco, Elisabete Matos, António Rosado, Michael Luthiec, Plácido Domingo, Giuseppe Lanzetta, Boris Martinovich, entre outros.

Desde 2007 leciona a disciplina de Instrumento clarinete na Academia de Música Fernandes Fão, também faz parte da direção e direção pedagógica.

É desde 26 de setembro de 2010 maestro da Banda de Ponte de Lima.

 

Maestro 
Gaspar Lima

Flauta Transversal
Rodrigo Costa
Joana Silva
Regina Pereira
Camila Araújo
Adriana Barros
Valéria Lucas 

Clarinetes
Francisca Lima
Bruno Martinho
Lucas Brito
José Rodrigues
Marco Esteves
Mariana Lima
Simão Yatsiv
Ana Araújo
Catarina Reis
Sónia Baptista
Rosa Carvalheira
Maria José Cerqueira
José Capitão
Matilde Laranjo
Vera Soares
Afonso Alves
Tiago Barbosa
João Araújo
Pedro Santos
Ana Zhao 

Requinta
Luís Grego

Clarinete Baixo
António Abreu

Fagotes
Hugo Morais
Marta Gonçalves
Élio Araújo
Gaby Yatsiv 

Saxofone Alto
Carla Pereira
Tiago Fernandes
Fabiana Fernandes
Manuel Felgueiras
Inês Fernandes
Marta Antunes 

Saxofone Soprano
Matilde Lima

Saxofone Tenor
Tiago Carvalheira
Raquel Silva
João Pinheiro
André Rio
Óscar Barros

Saxofone Barítono
David Felgueiras

Bombardinos
Hugo Loureiro

Trompas
Nuno Lima
Sara Gonçalves
Tomás Sousa
Bernardo Caldas
Rodrigo Reis 

Trompetes
Francisco Matos
Eduardo Brito
Guilherme Laranjo
Filipa Rodrigues
Rodrigo Neiva
Miguel Matos
Carlos Cunha
Rodrigo Araújo
Santiago Amaral

Trombones
Alexandre Rodrigues
Lisete Correia
Diogo Martins
Tiago Quintiães

Trombone Baixo
Tomás Lima

Tubas
Rafael Loureiro
José Cunha
David Fernandes
Manuel Lima
Santiago Lima

Percussão/Piano
Manuel Vieira
Afonso Pereira
Ruben Costa
Inês Afonso
Eva Fernandes
João Costa

Horário:

15h30

Local:
Teatro Diogo Bernardes
Preço:

2,00€

Bilhetes à venda na bilheteira física do Teatro Diogo Bernardes ou na bilheteira eletrónica em: https://teatrodiogobernardes.bol.pt.

Informação adicional:

As portas abrirão, meia hora antes do início dos espetáculos e pede-se aos espectadores que compareçam mais cedo.

Os espetáculos terão início à hora marcada e não será permitida a entrada após o início dos espetáculos.

O bar do Teatro Diogo Bernardes encontra-se encerrado.

Espetáculo recomendado a todas as idades.

Duração 60 minutos.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo e-mail teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Voltar
 
- <