Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Academia de Música Fernandes Fão | Laureados do IX Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho

Cultura
25 Jul
Adicionar a calendário 2023-07-25 22:00:00 2023-07-25 22:00:00 Europe/Lisbon Academia de Música Fernandes Fão | Laureados do IX Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho Festival Percursos da Música 2023 Escadaria da Capela das Pereiras

Festival Percursos da Música 2023

Programa do Concerto

José Francisco Silva – Trombone | Ana Sousa – Piano
R. Peaslee – Arrows of Time 1º andamento
S. Rachmaninoff – Vocalise
A. Pryor – Fantastic Polka

Luís Salomé – Saxofone | Catarina Trindade – Piano
Luís de Freitas Branco – Sonata nº 1 para violino e piano

I. Andantino

M. Ravel - Cinq mélodies populaires Grecques

1. Canción de la novia

Despiértate, preciosa perdiz,
Abre tus alas a la mañana,
Tres lunares,
mi corazón arde por ellos. 

Mira la cinta de oro que te traigo
Para anudarla alrededor de tus cabellos.
¡Si quieres, hermosa mía, ven a casarte conmigo!
En nuestras familias todos son aliados.

2. Allá lejos, hacia la iglesia

Allá lejos, hacia la iglesia
Ayio Sidero,
Oh Virgen Santa,
la iglesia Ayio Constanndino,
Se han juntado, reunido
en número infinito
Del mundo, oh Virgen Santa,
los más valientes! 

3. ¿Qué galán se puede comparar conmigo?

¿Qué galán se puede comparar conmigo
Entre los que vemos pasar?
Dime, señora Vassiliki. 

Mira, de mi cinto penden
pistolas y sable puntiagudo...
¡Y te amo a ti! 

4. Canción de las recolectoras de lentiscos

Oh, alegría de mi alma,
alegría de mi corazón
Caro tesoro mío;
Alegría del alma y del corazón
Tú, a quien amo ardientemente,
Eres más bellas que un ángel.
Oh, cuando tú apareces,
ángel tan dulce,
Ante nuestros ojos,
Como un bello ángel rubio,
Bajo el claro sol,
¡Ay, todos nuestros pobres corazones suspiran! 

5. ¡Venga alegría!

¡Venga alegría!
a, venga alegría!
Piernecita, tireli que baila,
Piernecita, la vajilla baila, tra-la-la.

Tradução Alfredo García

Alexandre Rodrigues – Trombone | Ana Sousa – Piano
Eugene Bozza – Ballade
Enrique Crespo - Improvisation nº 1 Posaune Solo

Jorge Sousa – Clarinete | Ana Sousa – Piano
Joseph Horovitz - Sonatina for Clarinet and Piano

José Francisco Carvalho da Silva iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Basto, na variante de Piano, em 2005, sob orientação de Carla Lopes. Trabalhou no Piano com Natalya Harazimenko, Victor Gomes e Giosuè de Vincenti. Com o Piano obteve, em 2007, o Primeiro Prémio do ‘’Concurso Nacional de Piano de Ourém’’.Iniciou os estudos de Trombone em 2013, com Bruno Fernandes, e, desde 2019, estuda na Universidade do Minho com Vitor Faria.

Participou num intercambio musical, no Conservatório de Música de Houilles, em Paris, no Festival Internacional de Trombone, Braga 2021, com Lars Karlin e Martin Schippers, e em Masterclasses com Joseph Alessi, Fabrice Millicher e Sergi Miñana. Participou ainda na 14ª e 15ª edição do EVAM, com António Saiote e David Fiuza Souto, respetivamente.

É membro fundador do quinteto de metais ‘’Unquiet Brass’’, com o qual se apresentou no Festival Solidário Orquestra do Alto Minho 2021, Concerto de Laureados do XIII Concurso de Trompete da Póvoa de Varzim, entre outros.

 

Luís Salomé realizou a Licenciatura em Música na Universidade do Minho, na classe do Professor Luis Ribeiro. Em 2022 terminou o mestrado na classe do Professor Vincent David, no Conservatoire Royal de Bruxelles, com “Grande Distinção”. No ano de 2019 ganhou o primeiro prémio do Concurso S. Cecília na Universidade do Minho. Ganhou o segundo prémio no Concours International Leopold Bellan em 2020. Obteve o terceiro prémio no VIII Concurso Internacional de Saxofone “Vitor Santos” em 2021. No Alpen Classica Saxfest Competition em 2022, ganhou o 2º prémio. Participou em várias edições do Festival de Música da Beira Interior, tocando a solo com a orquestra do Conservatório Guarda. Frequentou dois estágios de orquestra sinfónica sob a direção do maestro Francesco Bellí. Criou o projeto “O saxofone inspirado na poesia Guardense” em colaboração com Cândido Lima, Solange Azevedo e Pedro Lima. Apresentou-se a solo com a Orquestra das Beiras, dirigida por Nuno Coelho, estreando o Concerto para saxofone e orquestra de João Carlos Pinto. Fez parte do Belgian Saxophone Choir, com o qual gravou o álbum Serenade.

 

Alexandre Rodrigues nasceu no dia 15 de julho de 2003. Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música Fernandes Fão (AMFF), no polo de Ponte de Lima, em 2013, na classe do professor Filipe Vieira, tendo posteriormente mudado para a classe da professora Lisete Correia, com a qual terminou em 2021 o curso secundário de música com classificação máxima a instrumento. Atualmente encontra-se a estudar na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo na classedo professor Severo Martínez.

Participou em várias masterclasses com vários músicos de renome nacional e internacional, tais como, Joseph Alessi, Martin Schippers, Ben van Dijk, Filipe Alves, João Martinho, Lars Karlin, Vítor Faria, James Kent, André Conde, Ricardo Pereira, Zeferino Pinto, Joaquim Oliveira, Tiago Nunes, Leon Ni e Reinaldo Guerreiro.

No que toca a concursos, participou na 5ª, 6ª, 7ª e 8ª edição do Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho, tendo ganho o 1º prémio na categoria C na 7ªedição e o 3º prémio na categoria D da 8ª edição. Obteve o 3º prémio na 14ª Edição do Concurso de Sopro "Terras de Salette". Foi selecionado para participar no Michel Becquet International Competition, que decorreu no Luxemburgo em 2023.

Participou em vários concertos com a Orquestra Sinfónica da ESMAE, a Orquestra de Sopros da ESMAE e a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa, tendo trabalhado com os maestros Jan Wierzba, Constantin Adrian Grigore, Ajtony Csaba, Cesário Costa e Osvaldo Ferreira.

 

Jorge Miguel Gonçalves de Sousa nasceu a 31 de dezembro de 1999. Iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos na Academia de Música Fernandes Fão, na classe do Professor Gaspar Lima. Concluiu o 8º ano na classe do Professor José Capitão. Participou em master classes com os professores Luís Carvalho, Carlos Alves, Sérgio Neves, Vítor Matos, António Saiote e François Benda. Foi aluno dos professores Gaspar Lima, Paulo Barbosa, José Capitão e frequenta a Licenciatura em Música na Universidade do Minho nas classes dos professores Vítor Matos e Sérgio Pires. Jorge Sousa conquistou ainda o terceiro prémio no V Concurso Música para Clarinete “Cidade de Ourense”.

Pianistas acompanhadores:

Ana Sousa

Iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Paredes, onde estudou com os professores Marta Vieira e Marco Oliveira. Posteriormente ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra da Metropolitana, no curso de Piano para Música de Câmara e Acompanhamento, na classe do professor Alexei Eremine, onde concluiu a Licenciatura. Realizou também Mestrado em Pedagogia do Instrumento e Mestrado em Ensino da Música. Frequentou masterclasses com os professores Marco Oliveira, Liudmila Roschina, Filipe Pinto-Ribeiro e Michel-Portal (este último na vertente de Música de Câmara). Estudou com os professores Marco Oliveira, Filipe Pinto-Ribeiro, Alexei Eremine e Artur Pereira na classe de piano, com Cesário Costa, Paul Wakabayashi e Paulo Pacheco na classe de música de câmara e com os professores Anna Tomasik e Yan Mikirtumov na vertente de Leitura e Acompanhamento. Apresentou-se em público com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, com a Orquestra Académica Metropolitana e com instrumentistas de renome, tais como Pierre Dutot.

Apresenta-se regularmente em recitais de música de câmara, quer em duo com trompete (Diptyque Duo), quer em duo de pianos (Duo Vchetireruki).

Atualmente desempenha funções de pianista acompanhadora e professora de piano na Escola de Música de Esposende e na ARTEAM, em Viana do Castelo.

 

Catarina Trindade

Dedicação, criatividade e versatilidade são as palavras que melhor definem Catarina Trindade como artista. A sua atividade como pianista acompanhadora levou-a a cruzar-se com uma vasta variedade de repertório e a enfrentar os diversos desafios de tocar com cada instrumento. Ao tocar com tantos músicos diferentes, cada um com a sua personalidade e abordagem musical, desenvolveu uma visão da música mais abrangente tornando as suas interpretações ao piano mais abertas e flexíveis.

Em 2018 fundou o Adeona Duo com o saxofonista Pedro Melo. A principal ambição desta

formação é inovar no repertório e na mensagem transmitida ao público. O duo pretende fazer a diferença ao apresentar obras que geralmente não seriam tocadas por piano e saxofone, enfatizando que a beleza da linguagem da música é que a sua essência está na mensagem e não na voz que a transmite. Em 2019 foram premiados no Concurso Regional de Música de Câmara da Academia de Música de Vila Verde com o primeiro lugar da categoria superior.

Querendo consolidar e dedicar-se mais ao Adeona Duo, Catarina e Pedro ingressaram juntos no Conservatorium Maastricht, nos Países Baixos. Em junho de 2022 concluíram com distinção o programa do Mestrado em Música de Câmara.

Apresentou-se a solo com o Concerto No.1 de Brahms para piano e orquestra em 2018 no âmbito de um projeto de direção da Universidade do Minho. Ainda no mesmo ano, apresentou uma ousada transcrição do quinteto de César Franck para piano e quarteto de saxofones no

Congresso Mundial de Saxofones em Zagreb.

Catarina é um membro da Direção da EPTA Portugal desde 2016. Foi também coordenadora assistente da EOA (European Opera Academy) entre 2021 e 2022.

Horário:

22h00

Local:
Escadaria da Capela das Pereiras
Preço:

Entradas gratuitas | Lotação limitada

Voltar
 
- <