Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Loucos por Amor, de Sam Shepard | Margem Narrativa

Cultura
25 Mar
Adicionar a calendário 2017-03-25 00:00:00 2017-03-25 00:00:00 Europe/Lisbon Loucos por Amor, de Sam Shepard | Margem Narrativa + Teatro Diogo Bernardes + Teatro Teatro Diogo Bernardes

+ Teatro Diogo Bernardes + Teatro

"Loucos por Amor", de Sam Shepard, estreado em Lisboa em Dezembro passado, com encenação de António Melo e interpretação de Orlando Costa, João Catarré, Iolanda Laranjeiro e Frederico Amaral.

Com encenação de António Melo, os actores João Catarré, Frederico Amaral, Iolanda Laranjeiro e Orlando Costa levam a cena um texto de um dos dramaturgos mais proeminentes da actualidade (vencedor de um prémio Pulitzer, entre outros prémios de referência no teatro e cinema).

"Loucos por Amor" é das peças mais emblemáticas de Sam Shepard, onde o amor, a obsessão, a dependência, o conceito tradicional de família são os temas centrais, retratados ao longo do texto com momentos de humor, veiculados através da ironia, da metáfora, do sarcasmo e do efeito de ridículo.

"Loucos por Amor" é uma luta de amantes, uma espécie de um último "round" passado num lugar inóspito, algures num motel. É como a coreografia de uma dança de amor e raiva.
A peça gira em torno do triângulo amoroso formado por Eddie, May e Martin. Eddie acaba de reencontrar May, que tentava reconstruir sua vida longe dele. A relação entre o casal é cheia de conflitos, traição, acusações e violência. Neste clima tenso, surge Martin, um novo amigo de May, que se vê no fogo cruzado entre os dois amantes. Sem ser possível determinar o que é verdade e o que é mentira, surge paralelamente à cena o Velho, personagem que traz à tona o passado e confronta a memória dos personagens, falando com May e Eddie, tecendo comentários sobre cada personagem e sobre si mesmo. O Velho só existe nas mentes de Eddie e May.
É revelado durante a peça que o Velho tinha uma vida dupla, abandonando cada família por diferentes períodos da sua vida, quando May e Eddie eram crianças. Os dois tornaram-se amantes ainda no tempo em que andavam no colégio e quando finalmente se descobriu que eles tinham uma relação sexual, a mãe de Eddie matou-se.
May embalou a sua mala para ir para algum lugar não especificado.
O Velho entra em negação e Martin é deixado no palco, desnorteado.
A atmosfera criada por Sam Shepard em "Loucos por Amor" envolve seres humanos que parecem vaguear pelos caminhos complexos da contemporaneidade, vítimas e carrascos, agentes activos e passivos da sua existência. Enquanto contemplam horrorizados a situação, alimentam uma existência que insiste em revelar a ausência de objectivos e metas. São seres que se entregam ao exercício da paixão, perseguindo obsessivamente experiências intensas e significados maiores para a sua vida. O espectador não tem alternativa senão identificar-se com a humanidade das falhas e dos sonhos dos personagens que se confrontam em cena consigo mesmos e com os outros.

  • Elenco: Orlando Costa, João Catarré, Iolanda Laranjeiro e Frederico Amaral
  • Encenação: António Melo
  • Assistência de Encenação: Tânia Alves
  • Desenho de Luz: Almeno Gonçalves
  • Cenografia: Salomé Martins
  • Fotografia de Cartaz: Rui Raposo
  • Figurinos e Produção: Margem Narrativa
  • Tradução: Vera San Payo Lemos e João Lourenço
  • Maiores de 16 anos
Horário:

22h00

Local:
Teatro Diogo Bernardes
Preço:
2,00 €
Informação adicional:

Bilhetes à venda (2,00€) a partir das 9h00 de, segunda-feira, 27 de Fevereiro.
Relativamente aos pedidos realizados por correio electrónico, apenas serão atendidos os recebidos a partir das 9h00 de, segunda-feira, 27 de Fevereiro.
Maiores de 16 anos.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.

Voltar
 
- <