Dia da Natureza e da Proteção Civil na Quinta de Pentieiros

Proteção Civil
21 Março 2024

A Quinta de Pentieiros recebeu esta quarta-feira mais de 120 crianças do Centro Educativo das Lagoas, para participarem no Dia da Natureza e da Proteção Civil. A iniciativa integrada no programa da semana da Floresta da Água e da Proteção Civil, assinalou o Dia da Proteção Civil.

Promovida pelo Município de Ponte de Lima, através do Serviço Educativo da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e S. Pedro D´Arcos, a Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil, acrescentou este ano ao programa um dia dedicado à Proteção Civil, contando com a participação dos agentes da Proteção Civil, nomeadamente a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponte de Lima, Associação Florestal, ICNF, Exército, GNR e PSP, que assim demonstraram para a comunidade educativa como atuam perante situações de risco e auxílio à população.

Marco Domingues, Comandante Sub Regional do Alto Minho da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, destacou que a 1 de março assinalou-se o Dia da Proteção Civil, e "nesse dia lançamos o desafio a todos os Municípios a promoverem uma ação sobre a Proteção Civil, e aqui estão hoje os agentes da Proteção Civil, no sentido de sensibilizar toda a comunidade que todos nós somos agentes de proteção civil."

Neste contexto, o Vereador do Município de Ponte de Lima, Eng.º Gonçalo Rodrigues realçou a importância desta ação, nomeadamente "a articulação que o Município mantém com todos os meios aqui presentes". O Vereador do Ambiente e das Florestas, destacou ainda a programação desta Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil, com atividades variadas e que visam sensibilizar a comunidade escolar e a população em geral para a defesa e valorização da floresta e do nosso meio ambiente.

O autarca relembrou ainda o projeto "Ponte de Lima – Pulmão do Alto Minho", que tem registado uma adesão significativa da população e tem mais uma ação agendada para sábado, dia 23, entre as 8h30 e as 12 horas na freguesia da Labruja.

A Semana da Floresta, da Água e da Proteção Civil a decorrer até 24 de março, tem dinamizado ações de educação ambiental como forma de sensibilizar a população estudantil e a comunidade em geral, para um crescimento sustentável da terra, sem comprometer o futuro do planeta.

dia_da_natureza_e_da_protecao_civil_na_quinta_de_pentieiros_1
dia_da_natureza_e_da_protecao_civil_na_quinta_de_pentieiros_2