Ponte de Lima - IV Jornadas Apícolas | 25 de junho | Auditório Rio Lima

Sociedade
22 Junho 2016
O Município de Ponte de Lima e a Apimil - Associação Apícola do Minho organizam as IV Jornadas Apícolas do Minho, no próximo dia 25 de junho.

Proporcionar um encontro/debate sobre a atividade apícola é o principal objetivo das jornadas, que se realizam no Auditório Rio Lima, a partir das 9 horas.

Legislação apícola; Como funciona uma Zona Controlada? Como se faz o Boletim de Apiário? EiBee» - Sistema Integrado de Monitorização e Controlo de Atividades Apícolas; Biologia da abelha: O veneno da abelha e o apicultor; Veneno da abelha /tratamento e a Problemática do veneno são os principais temas das jornadas.

Confira o programa das IV Jornadas Apícolas Ponte Lima:
O que é preciso saber na apicultura: Legislação e biologia
8h30 - Abertura de seminário
9h00 - Inscrições seminário e registo apícola anual
9h30 - Abertura oficial: Presidente da Câmara // Presidente da APIMIL/

MESA I: Legislação apícola
Moderador Prof Doutor José Aranha (UTAD)

10h00 - 10h40 - Como funciona uma Zona Controlada? Dr. Armada Nunes
10h40 - 11h20 - Como se faz o Boletim de Apiário? - Um dever e um apoio apícola: Engª Miguel Maia (Técnico APIMIL)
11h30 - 12h30 - «EiBee» - Sistema Integrado de Monitorização e Controlo de Atividades Apícolas - Professor Doutor Luís Ferreira (IPCA)
12h30 - 13h00 - Discussão dos trabalhos
13h00 - 15h00 - Almoço

MESA II: Biologia da abelha: O veneno da abelha e o apicultor
Moderador - Dr. António Franklim (Presidente Conselho de Administração USAM)

15h00 - 16h00- Veneno da abelha /tratamento: Dra. Teresa Vieira (Alergologista)
16h00 - 16h45 - A problemática do veneno - Uma experiência de campo: Sérgio Jácome (Apicultor - APIMIL)
Apresentação e assinatura do protocolo ULSAM e a APIMIL
16h45 - Discussão dos trabalhos
17h00 - Moderador (Dr. Paulo Sousa)
Prosegur (Novo equipamento de segurança para os apiários)
17h30 - 18h00 - Sorteio de rainhas e material apícola
18h00 - Encerramento

No final serão entregues os diplomas dos cursos apícolas realizados pela Apimil. Para mais informações contate através do correio eletrónico: apimil@sapo.pt.