EB Ponte de Lima Campeã Nacional do Energy Game

08 Junho 2016

A Turma 7 da Escola Básica de Ponte de Lima foi a grande vencedora da final nacional do "Energy Game" que decorreu no dia 24 de maio em Cascais, na categoria destinada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta iniciativa estiveram presentes equipas representativas de todos os distritos, num total de 31 formações, tendo sido apuradas para esta final durante a fase distrital. Esta é uma importante vitória para os alunos da Turma 7 e para toda a comunidade educativa, sobretudo para os alunos das seis turmas dos 3.º e 4.º ano de escolaridade que participaram na fase distrital.

O "Energy Game" é um jogo eletrónico de cariz lúdico-pedagógico, que tem como objetivo transmitir e sedimentar conhecimentos sobre eficiência energética. O desafio simula a história de uma família com oito personagens que vai a um concurso televisivo. Os jogadores podem escolher a personagem com que mais se identificam e são depois confrontados com várias perguntas sobre energia e eficiência energética. O jogo funciona a partir de um computador e é projetado num ecrã, permitindo a visualização de espectadores. É jogado com os comandos da consola Wii, o que permite a interação entre várias pessoas.

O "Energy Game" desafia os utilizadores a assumirem um papel ativo no que diz respeito às questões relacionadas com a energia, induzindo comportamentos ambientais positivos. Destina-se a alunos do 1.º ao 3.º ciclo do ensino básico e ao ensino secundário, apresentando, por isso, três níveis de dificuldade.

Para o Primeiro Ciclo do Ensino Básico, o jogo é composto por 12 postos com dinâmicas de grupo, jogos lúdico-desportivos e de competição.

Do distrito de Viana do Castelo, deslocaram-se até Cascais a Escola Básica de Ponte de Lima, que participou no escalão destinado aos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, a Escola Secundária de Ponte da Barca, que obteve o terceiro lugar no escalão destinado aos alunos do ensino secundário, e a Escola Básica de Sabadim, nos Arcos de Valdevez, que participou no segundo escalão, para alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, tendo também uma prestação muito positiva ao ficar no quarto lugar. De registar o convívio e apoio mútuo que se gerou entre as equipas do distrito de Viana do Castelo participantes no campeonato.

A medida "Energy Game II" é promovida pela ADENE - Agência para a Energia, em parceria com a Cascais Ambiente, e foi dinamizada pela AREA Alto Minho no distrito de Viana do Castelo, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica (PPEC 2013-2014), aprovado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

EB Ponte de Lima Campeã Nacional do Energy Game