'Jardins do Conhecimento' - 12.ª edição do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima

03 Junho 2016

O Ministro do Ambiente, Eng.º João Pedro Fernandes convidado de honra do Município de Ponte de Lima para abertura oficial da 12.ª edição do Festival internacional de Jardins de Ponte de Lima, mostrou-se surpreendido com este conjunto de jardins, "são projetos inspiradores e um exemplo de educação ambiental" sustentou o titular da pasta do ambiente durante a visita aos 12 jardins.

O Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima mantém a originalidade e inovação, sendo um verdadeiro ponto turístico, atraindo, progressivamente um maior número de visitantes.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Vitor Mendes destacou a importância do Festival, "como fator de atratividade turística e de promoção do concelho de Ponte de Lima" realçando aposta do Município na "valorização do nosso património ambiental e paisagístico".

Eis as propostas do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima para esta 12.ª edição:

Em Direcção à Luz - Um Jardim do Conhecimento - Universidade de Boku - Valentina Macchi, Francesca Poloni, Sophie Thiel e Roland Wuck - Áustria

Os Números do Jardim - Matteo Veronese e Martina Mangolini - Itália

ADN - Biblioteca do Conhecimento - Universidade de Mendel - Sebastian Loder - República Checa

A Célula - Biótopo do Conhecimento - Cristina Calheiros e Maria Luís Antas de Barros - Portugal

Conhecimento Exportado - Mónica Gandra, Paulo de Carvalho e Tiago Ferreira - Portugal

Conhecimento Interligado - Cristina Cuevas, Julia Lanza e Danilo Guerra- Espanha

Mundo Claustrum - Instituto S.João de Deus - Casa de Saúde S. José e Aroma do Vale - Portugal

96 Por Cento - Les Beker - Inglaterra

Homenagem às Árvores - Vanda Aranha, Fabio A. da Silveira, Leando Lattes e Florencia Grassi - Brasil

Nucis - Liceu Francês do Porto - Joaquim Luxo, Pelei Zheng, Vincent Beigbeder, Manuel Pimenta, Catarina Teixeira e Kenza Lopes - Portugal

As Pirâmides do Conhecimento - Albert Schrurs, Wendy Gaze, Anne-Sophie Richard, Amélie Ramseyer e Jessica Terrapon - Suíça.

Como o mais votado em 2015, temos o jardim "A Casa da Água" de Espanha, da autoria de Iuliana Pavalan, e Oa Bescos, que continua em exposição na presente edição.

Referência ainda para a II edição do Festival de Jardins Escolinhas que, no ano passado, envolveu alunos, educadores, professores, pais e encarregados de educação, trazendo para o festival uma camada de público interveniente e participativo. O jardim mais votado da edição de 2015 do Festival de Jardins Escolinhas foi "A Desfolhada é uma Festa", da responsabilidade da Escola Básica da Facha.

Aberto ao público de maio a 31 de outubro, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima continua a ser visitado com regularidade, revelando uma crescente notoriedade a nível internacional.

Jardim das Descobertas é o tema do Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima na edição de 2017, lançando desde já o repto a todos os interessados e aos que se vierem a interessar até ao final do prazo estabelecido para darem asas à sua criatividade e concorrerem, fazendo dos seus sonhos uma realidade em forma de jardim, local de desfrute e de lazer para todos os seus concidadãos.

Sob o tema indicado, as candidaturas encontram-se abertas até ao dia 15 de novembro de 2016 e todas as informações, particularmente o regulamento, estão disponíveis em www.festivaldejardins.cm-pontedelima.pt e/ou podem ser obtidas por correio eletrónico através do endereço festivaldejardins@cm-pontedelima.pt.