Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Ponte de Lima ConVida 2016

Turismo
25 Maio 2016
Ponte de Lima apresentou publicamente o projeto Ponte de Lima ConVida 2016. A gastronomia, o enoturismo, o património histórico e paisagístico, os desportos de natureza e equestres, o alojamento de qualidade, integram uma oferta muito apetecível,...
Ponte de Lima apresentou publicamente o projeto . A gastronomia, o enoturismo, o património histórico e paisagístico, os desportos de natureza e equestres, o alojamento de qualidade, integram uma oferta muito apetecível, com identidade e qualidade, que milhares de visitantes procuram.

Ponte de Lima, para além de ser um dos maiores polos gastronómicos de Portugal, possui vários parques e jardins que compõem de forma singular um quadro diversificado de espaços ajardinados, sendo esta combinação de plantas e cores existentes nas varandas particulares e nos jardins públicos, que a tornam na Vila Florida. A aposta nas inúmeras atividades desportivas equestres, reforça a tradição equestre existente na região.

Considerando que Ponte de Lima é um dos destinos turísticos mais procurados da região Norte de Portugal, o Município complementa a oferta com a organização dinâmica de um conjunto de eventos de qualidade e relevância estratégica que atrai milhares de visitantes ao longo do ano. A apresentação pública deste conjunto de eventos decorreu ontem, 23 de maio, ao final da tarde, na Clara Penha Casa dos Sabores, na presença de uma comitiva da Unicer, liderada pelo Presidente da Comissão Executiva da empresa, como patrocinador oficial do Ponte de Lima ConVida.

O Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Engº Victor Mendes, salientou que "a nossa aposta é numa estratégia de desenvolvimento cujo investimento tem retorno e gera riqueza para a economia local, prevendo-se a vinda de cerca de um milhão de visitantes". O autarca evidenciou ainda a "parceria com a Unicer como uma mais-valia na promoção do concelho e no conjunto de eventos de qualidade que o Município impulsiona como forma de dinamizar as potencialidades turísticas de Ponte de Lima."

O Presidente da Unicer, Dr. Rui Lopes Ferreira, adiantou que a " Unicer, através das suas marcas - nomeadamente Super Bock -, tem um enorme orgulho em apoiar a programação do Ponte de Lima ConVida que junta, a cada ano, milhares de visitantes. Tem sido extraordinária a capacidade do município em manter a atratividade do evento, em promover e em divulgar as suas tradições, usos e costumes. Somos parceiros há já longos anos, e estamos muito satisfeitos em estar aqui hoje, a apresentar a edição de 2016 desta iniciativa."

Apresentamos as variadíssimas as propostas de caracter cultural, musical e desportivo que o Município dinamiza durante a Primavera / Verão:

Vaca das Cordas - 25 de maio
Esta tradicional festividade, que atrai milhares de visitantes de todos os pontos do país, e até da vizinha Espanha, invade todo o centro histórico. Contudo, a festa não fica por aqui. Durante a noite, a animação dos bares do centro histórico é o foco de atenção dos mais novos que se divertem ao som da música, fazendo deste momento um elemento indissociável da tradicional comemoração da Vaca das Cordas.

12º Festival Internacional dos Jardins - 27 de maio a 31 de outubro
Inovador na ideia e no conceito, desde a sua origem, o Festival Internacional de Jardins de Ponte de Lima distinguiu-se ao longo destes onze anos pela sua dimensão e singularidade, conquistando reconhecimento internacional como Festival Internacional de Jardins do Ano de 2013, prémio recebido em Toronto, no Canadá e atribuído por um júri conceituado em termos mundiais, sucedendo Ponte de Lima ao National Blossom Festival, que se realiza em Washington DC, nos Estados Unidos da América.

Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais - 10 a 12 de junho
A Festa do Vinho Verde e dos Produtos Regionais representa a celebração da enogastronomia como um dos principais atrativos do mundo rural. Reconhecendo a importância do Vinho Verde como um dos produtos endógenos de excelência com grande expressão económica e social e enorme potencial de crescimento, a Festa do Vinho Verde e Produtos Regionais realiza-se há mais de vinte anos, procurando afirmar-se como um espaço de negócio aliado ao prazer.

Campeonato Regional de Ensino - 11 a 12 junho
Os Campeonatos Regionais de Ensino têm como objetivo a promoção e desenvolvimento da disciplina de Ensino a nível regional e especificamente a promoção nos Centros Hípicos, escolas ou outros centros de formação de cada Região.
Com um número de participantes cada vez maior, este Campeonato Regional de Ensino visa dinamizar e promover o desporto equestre com maior proximidade.

Feira do Cavalo - 23 a 26 de junho
Considerada como um dos acontecimentos equestres de referência pelo nível de qualidade, do rigor das provas e dos concursos que apresenta.
A Feira do Cavalo deixou de ser um evento apenas de Ponte de Lima, passando a ter já relevância nacional e internacional como certame de referência no mundo equestre. À semelhança das edições anteriores contará no programa com concursos das variadas modalidades equestres, para além de diversos pontos de animação distribuídos pelo recinto.
A Feira da Cavalo oferece a oportunidade de assistir a inúmeras provas, destacando-se as competições oficiais que pontuam para os campeonatos nacionais e ranking internacional.
Premiada pelo Turismo de Portugal, esta iniciativa transforma Ponte de Lima num local de grande dinâmica desportiva, cultural e turística, tendo conquistado um lugar cimeiro ao nível dos grandes eventos equestres, promovendo e aumentado a sua visibilidade.

Festival Percursos da Música - 5 a 22 de julho
O Festival Percursos de Música oferece um conjunto de espetáculos musicais de diferentes géneros, desde a música erudita, passando pelo jazz, poesia lusófona, teatro, ópera e música ligeira, em atuações repartidas por diferentes locais, em recinto fechado e ao ar livre, da vila de Ponte de Lima, como o Teatro Diogo Bernardes, Auditório da Academia de Música, Largo Camões e Largo da Picota.

Feira da Caça, Pesca e Lazer - 15 a 17 de julho
A Feira da Caça, Pesca e Lazer é um evento que visa divulgar todos os serviços e atividades ligadas ao setor da caça, da pesca e do lazer, potenciando uma região rica em oferta de atividades e experiências associadas ao Turismo de Natureza.
A dinâmica do evento resulta de uma parceria entre o Município de Ponte de Lima e a Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima em colaboração com as federações de âmbito nacional e Associações do concelho, dos vários sectores que dão mote a este evento, nomeadamente, Caça, Pesca, Apicultura, Desporto, Floresta, Recreação e Lazer, com o objetivo de divulgar todos os produtos e serviços disponíveis potenciando a valorização dos recursos naturais de excelência que o concelho dispõe.

Feira do Livro - 21 a 24 de julho
A Feira do Livro é uma atividade que se realiza há vários anos em Ponte de Lima. Organizada pelo Município de Ponte de Lima, e coordenada pela Biblioteca Municipal de Ponte de Lima, pretende promover e incentivar o gosto pela leitura, dando a conhecer novas obras literárias e as obras dos autores limianos, complementando-se com um programa cultural e musical diversificado.

Festival Internacional de Folclore - 4 de agosto
Ponte de Lima acolhe mais uma vez o Festival Internacional de Folclore "O Mundo a Dançar". Integrado no Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore e das Artes Tradicionais (CIOFF), este festival possibilita uma extraordinária viagem pelo mundo, mostrando a diversidade de tradições, costumes e culturas, sem precisar de sair do Largo de Camões em Ponte de Lima.

Derby de Atrelagem - 12 a 13 de agosto
A atrelagem é uma modalidade na qual Portugal já foi campeão do mundo, e que tem cada vez mais participantes em todo o país, registando um maior crescimento no Norte de Portugal.
Esta prova será feita em duas mãos. Caracteriza-se por ser uma prova de velocidade que cativa e entusiasma o público.

Feira dos Petiscos e do Artesanato - 12 a 14 de agosto
A promoção da gastronomia aliada a um evento hípico internacional eleva os saberes e os sabores do concelho, numa organização conjunta do Município de Ponte de Lima e da Associação de Folclore de Ponte de Lima.

Terra de grandes tradições gastronómicas e deliciosas iguarias, não poderia faltar na vila limiana uma feira dedicada aos seus petiscos, com os sabores tradicionais confecionados pelos grupos de folclore.

Campeonato do Mundo de Horseball - 15 a 20 de agosto
Jogo espetáculo, que arrebata fortes emoções, o Campeonato do Mundo de Horseball conta com a presença das melhores equipas do mundo da modalidade.
A aposta do cavalo e dos desportos equestres em toda a região é um dos grandes objetivos de Ponte de Lima ao realizar este certame, sempre muito participado, o qual contará com 16 seleções, 30 equipas e mais de 300 jogadores.

Feiras Novas "A Romaria de Noite e de Dia"- 7 a 12 de setembro
São seis dias intensos, onde a alegria e espontaneidade do povo, as rusgas, as tocatas de concertinas, os cantares ao desafio, o folclore, os concertos das bandas de música, os concursos pecuários, os
expressivos cortejos, a gastronomia, invadem a vila, transformam as Feiras Novas num acontecimento singular e inesquecível, e na romaria que é considerada o "maior congresso ao vivo da cultura em Portugal".

 

Voltar
 
- <