V Feira Gastronómica da Lampreia e I Feira da Cerveja Artesanal | No Pavilhão de Feiras e Exposições de Ponte de Lima – 23 a 25 de março, com inauguração oficial agendada para as 18 horas

15 Março 2018

O Projeto Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta continua a apostar no turismo gastronómico como produto de excelência que mantém Ponte de Lima em Alta, sendo um fator de desenvolvimento económico e social. Os eventos gastronómicos funcionam como uma alavanca de incentivo para que os empresários da restauração apostem num produto gastronómico de qualidade, no sentido de cativar e fidelizar os visitantes.

É no fim-de-semana, de 23 a 25 de março, com abertura na sexta-feira às 18 horas, que o Município de Ponte de Lima promove a iguaria ancestral - a Lampreia, nesta que é a V edição desta Feira Gastronómica que chama a Ponte de Lima os amantes do “bicho feio”.

Os registos históricos contam-nos que desde há 500 anos aproximadamente, Ponte de Lima tem referências documentais à lampreia no concelho. Registado no Arquivo Municipal de Ponte de Lima, está um alvará do reinado de D. Sebastião, enviado pelo regente Cardeal D. Henrique em 24 de Fevereiro de 1563, autorizando a pesca de lampreia, sáveis e salmões, nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março. A decisão régia seria confirmada por Filipe III, de acordo com o pergaminho número 73 da coleção municipal, datado de 28 de Junho de 1634. Sua Majestade autorizava os Limianos a "…pescar no rio Lima sáveis e outros peixes tamanhos e maiores e lampreias … com nassas e em redes de malha da vitola que na Câmara da dita vila for ordenada sem embargo da lei porque defendo a pescaria nos rios …"

E é nas águas frias do Lima que durante o inverno entra a lampreia, num percurso de correntes e obstáculos, que lhe vão enrijecer a carne, torna-la mais saborosa e conferir o título de exclusividade. A faina decorre na altura em que a espécie volta a entrar nos rios, na direção da nascente, para cumprir a fase de reprodução. A lampreia pode medir mais de um metro e pesar cerca de dois quilogramas, sendo considerada uma verdadeira iguaria da região do Minho.

Para quem não se atrever a provar ou mesmo não gostar, existem outras opções na restauração limiana, como o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, o Bacalhau de Cebolada, entre outros pratos confecionados com produtos de origem limiana.

Em simultâneo com a Feira Gastronómica da Lampreia realiza-se a 1ª edição da Feira da Cerveja Artesanal, um nicho de negócio que começa a desabrochar como forma de aumentar a oportunidade de negócio no concelho. A produção de Cerveja Artesanal apresenta-se como mais um produto com base em ingredientes naturais, essencialmente água e cereais, produzido a partir de métodos artesanais e que visa aumentar e diversificar o poder de escolha do consumidor que procura novos aromas e sabores.