Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Lady & Macbeth | Concerto Encenado – Direcção Artística e Encenação de Ana Luena a partir de Macbeth de William Shakespeare | 2 de março – 22h00 – Teatro Diogo Bernardes

Cultura
Lady macbeth banner 1 1024 1000
01 Março 2018

Na próxima sexta-feira, 2 de março, às 22h00, o Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, apresenta Lady & Macbeth [concerto encenado], com direcção artística e encenação de Ana Luena a partir de Macbeth de William Shakespeare, direcção musical de Pedro Cardoso (Peixe), Rui Lima e Sérgio Martins e composição musical e interpretação de Micaela Cardoso, Pedro Cardoso (Peixe), Rui Lima, Sérgio Martins.

A peça escocesa é, comumente, entre pessoas de teatro, uma senha de acesso e uma espécie de eufemismo para se designar Macbeth. A proposta de trabalhar uma peça amaldiçoada visa assumir como parte integrante do processo a questão da superstição à volta da sua realização. O espectáculo, através da sua construção dramatúrgica, é traumático precisamente porque procura esvaziar o confronto com as entidades malignas que se perfilam na peça de Shakespeare e canalizá-las para o diálogo musical entre Lady e Macbeth.

A teia dramaturgica e musical deste concerto constrói-se a partir da relação nefasta entre Lady Macbeth e Macbeth e afasta-se deliberadamente da narrativa da peça. Neste concerto encenado procura-se subtrair da peça shakespeariana uma certa ganga de estrutura, bem como alguma cosmética espírita, e privilegiar um diálogo crescente e consistente do casal, fundindo-o mas também dissociando-o, antevendo a possibilidade de estarmos perante um compósito, uma espécie de Jano de duas faces que reúne Macbeth a Lady Macbeth. O alinhamento de textos, composto por originais de Daniel Jonas e excertos da peça de Shakespeare, e a encenação estão promiscuamente e doentiamente ligadas à composição musical e não apenas à mise-en-scène, no sentido do desenho da cena.

direcção artística e encenação Ana Luena

a partir de Macbeth de William Shakespeare

direcção musica Pedro Cardoso (Peixe), Rui Lima, Sérgio Martins

textos originais Daniel Jonas

dramaturgia Ana Luena e Daniel Jonas

desenho de luz Pedro Correia

cenografia Margarida Casanova

desenho de som Pedro Lima

composição musical e interpretação Micaela Cardoso, Pedro Cardoso (Peixe), Rui Lima, Sérgio Martins

assistência de encenação Claudia Lázaro

figurinos Ana Luena

design gráfico Bernardo Bagulho

fotografia e vídeo Paulo Cunha Martins

construção do cenário ESAD

operação de maquinaria José Diogo Cunha

produção delegada Binomialsphere Associação

Parceiros Teatro do Bolhão, Casa da Música, Passos Manuel, ESAD, STCP, FNAC, Associação Moradores da Lomba, Sonoscopia, União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro, e Nevogilde, Junta de Freguesia de Bonfim e Dona Porto Restaurante

Apoio Montepio Associação Mutualista e GDA

Projecto com o apoio da Câmara Municipal do Porto

Criatório - Programa de apoio à criação artística contemporânea

Maiores de 6 anos

Bilhetes à venda (3,00€) e mais informações no Teatro Diogo Bernardes, pelo telefone 258 900 414 ou pelo email teatrodb@cm-pontedelima.pt.