Ponte de Lima abre portas ao Loureiro Summit e convida a população a brindar no Largo de Camões
Abriu ontem a 1ª edição do Loureiro Summit. Um projeto que surge com o propósito de afirmar Ponte de Lima como território de referência na valorização da casta Loureiro.
Na sessão de boas vindas, o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Vasco Ferraz, destacou a importância da casta Loureiro, “como uma das mais significativas na Região dos Vinhos Verdes”. O autarca considerou que o “Loureiro é hoje uma das nossas marcas de maior identidade e prestígio, convém não esquecer que, para a sua fama e valor, foi necessária a convergência, o esforço e labor de muitos homens e instituições. De agricultores, de produtores e comerciantes. Mas também de instituições de ensino com sede no nosso concelho, casos da Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Ponte de Lima, e da Escola Superior Agrária, cujo contributo para o desenvolvimento do setor agrícola de Ponte de Lima tem sido inestimável. A sua ligação à Terra e ao Vinho fez com que estas escolas fossem desenvolvendo muito trabalho em prol da valorização e divulgação dos Vinhos Verdes.”
A cerimónia de abertura desta 1ª edição do Loureiro Summit, que decorreu no Palacete Villa Moraes, contou ainda com a conversa «Vinho, comida, civilização», com Miguel Poiares Maduro e Alexandra Prado Coelho para uma reflexão sobre a relação entre o vinho, a gastronomia e a cultura.
O programa incluiu ainda a gravação ao vivo do podcast «Cultas e Vinho Verde», com Fátima Alçada e conduzido por Inês Meneses, num momento de partilha e conversa em torno do vinho e da sua ligação à identidade e à cultura do território.
Com curadoria de programação do jornal PÚBLICO, o Loureiro Summit pretende reunir produtores-engarrafadores, especialistas, jornalistas, críticos de vinhos e enólogos, criando um espaço privilegiado de diálogo e partilha, num ambiente de excelência, tendo como cenário o património natural, histórico e cultural de Ponte de Lima.
O programa continua hoje e amanhã, com masterclasses, um simpósio e conversas que reúnem enólogos, produtores, investigadores e jornalistas. Juntos, vão olhar para a história, a identidade e o futuro de uma das castas mais emblemáticas da região dos Vinhos Verdes.
Hoje, entre as 18h00 e a 00h, o Largo de Camões é palco do Wine Bar Loureiro de Ponte de Lima, a convidar para uma prova de vinho. Às 21h00 atuam os Retimbrar com a Rusga Típica da Correlhã, num concerto que cruza a música tradicional minhota com linguagem contemporânea. A partir das 22h00, o DJ Filipe Águas prolonga a animação.
O Loureiro Summit termina amanhã, sábado, 17 de outubro, com o 1.º Torneio Loureiro Golf Cup, o simpósio “O que sabemos e o que temos ainda de saber sobre a Loureiro”, masterclasses, a conversa “In vino viridi, risus”, um jantar de encerramento e o concerto de Ana Gomes.
O Município de Ponte de Lima convida todos a juntarem-se a esta celebração dos vinhos Loureiro do Vale do Lima.
Consulte o programa em: www.cm-pontedelima.pt/loureirosummit2026