Município de Ponte de Lima acolhe a exposição «Aos Pares», que une joalharia, artes visuais e inclusão
O Município de Ponte de Lima acolhe, no Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde (CIPVV), a exposição «Aos Pares», cuja inauguração terá lugar no próximo dia 6 de novembro, às 17h30, ficando patente ao público até 6 de dezembro de 2026.
A exposição resulta da colaboração entre a Collectiva e a APPACDM — Delegação de Ponte de Lima, promovendo o encontro entre diferentes universos criativos através da apresentação de obras de artistas da APPACDM e de peças de joalharia de autor inspiradas nas suas criações.
Pintura, tapeçaria, pasta de papel e joalharia cruzam-se nesta mostra, que valoriza a criatividade, a identidade e a expressão individual, afirmando a arte como um importante instrumento de inclusão social, diálogo e participação.
Ao acolher esta iniciativa, o Município de Ponte de Lima reforça o seu compromisso com a promoção cultural e a valorização de projetos que aproximam a arte da comunidade, reconhecendo a diversidade como uma riqueza e incentivando a igualdade de oportunidades no acesso à criação e à fruição artística.
Cinquenta por cento das receitas da venda das peças de joalharia exclusivas revertem a favor da APPACDM — Delegação de Ponte de Lima, reforçando a dimensão solidária deste projeto.
Sobre a Collectiva:
A Collectiva é uma plataforma independente e loja-galeria. Surge com o intuito de promover a joalharia portuguesa de autor no feminino. Baseia-se em critérios de identidade, contemporaneidade e exclusividade, e pretende divulgar o trabalho de designers e marcas portuguesas emergentes, com edições limitadas e peças exclusivas, assim como um programa mais vasto de exposições e eventos regulares. Este é também um espaço de reflexão sobre o design e o ato de criação artística, a joalharia portuguesa atual e a relação do produto com o mercado, o público e a cultura urbana. As fundadoras da Collectiva são as autoras: Ana João, Lia Gonçalves, Marta Pinto Ribeiro, Susana Teixeira e Sara Coutinho.