-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Cinema e Educação em destaque no VII Simpósio Internacional "Fusões no Cinema"
Cinema e Educação em destaque no VII Simpósio Internacional 'Fusões no Cinema'
Cultura
11 Novembro 2021
No próximo dia 27 de novembro, Cinema e Educação estarão em destaque na 7ª edição do Simpósio Internacional “Fusões no Cinema”. A realizar presencialmente (Ponte de Lima) e online, este evento conta com organização do Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta (UAb) em Ponte de Lima, da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) e do Caminhos do Cinema Português, em parceria com o Plano Nacional de Cinema (PNC) e o Município de Ponte de Lima. Docentes, investigadores, oradores convidados e especialistas analisarão práticas atuais e os novos desafios que se apresentam sobre o papel educativo do cinema.
Durante o evento, o cinema será tratado como meio e ferramenta pedagógica, num contexto em que o ensino a distância e o teletrabalho se tornaram estruturas cruciais para a sociedade.
A iniciativa destina-se a todos os interessados na temática do cinema e a todos os agentes envolvidos no campo da educação e da cultura, especialmente educadores e docentes que usem pedagogicamente o cinema nas suas aulas.
O evento, com entrada livre, decorre no Auditório Rio Lima, em Ponte de Lima, e inicia às 10:30, no entanto, carece de inscrição obrigatória, através do formulário: https://forms.gle/WLUtQ7GEUny4Ydey8
Inserida no Programa do Simpósio, decorre também uma Oficina sobre Fotografia, com o título “A Importância da luz no retrato”, que fica a cargo do Professor Juan Gabriel Garcia da Universidade Francisco Vitoria de Madrid e é realizada no Centro de Interpretação do Vinho Verde, em Ponte de Lima (o número de inscrições é limitado a 15 pessoas).
Programa:
10:30- Sessão de abertura
Domingos Caeiro - Vice-reitor da UAb para o Desenvolvimento e Cooperação institucional
Paulo Barreiro de Sousa – Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima
António Moreira - Diretor da Delegação do Porto UAb/Coordenador do Curso de Cinema
Tiago Santos – Festival Caminhos do Cinema Português
11:00 – Conferência de Abertura
“La importancia de lo obvio”
Juan Gabriel Garcia – Universidade Francisco Vitoria (Madrid)
11:30 – Mesa Redonda – Cinema e Educação
Elsa Mendes- Plano Nacional de Cinema (PNC), Direção-Geral da Educação
Sara Trindade – Universidade de Coimbra/CEIS20
Moderação: António Moreira - Diretor da Delegação do Porto UAb/Coordenador do Curso de Cinema
12:15 – Debate
Pausa para almoço
14:30 – Apresentação da IV Edição do Curso de Cinema – do pensamento à ação da Universidade Aberta
(Local: Auditório Rio Lima)
16:00 – Oficina de Fotografia “A importância da luz no retrato” com Juan Gabriel Garcia e Ana Mas da Universidade Francisco Vitoria - Madrid
(Local: Centro de Interpretação do Vinho Verde)
21:45 – Apresentação dos projetos finais da III Edição do Curso de Cinema- do pensamento à ação da Universidade Aberta
(Local: Auditório Rio Lima)
Mais informações:
Centro Local de Aprendizagem da UAb em Ponte de Lima
Tel.: 915676349
E-mail: cla_ponl@uab.pt
Partilhar