-
Município
-
Comunicação
-
Notícias
- Cartaz da Vaca das Cordas 2017 | Ponte de Lima já promove a tradição que se realiza a 14 de junho
Cartaz da Vaca das Cordas 2017 | Ponte de Lima já promove a tradição que se realiza a 14 de junho
A Associação dos Amigos da Vaca das Cordas apresentou publicamente na passada sexta-feira, 5 de maio, a imagem da tradicional Vaca das Cordas.Trata-se de uma tradição secular que acontece na véspera do Corpo de Deus e que todos os anos atrai milhares de visitantes a Ponte de Lima.
Da autoria de uma jovem limiana, Joana Rosa Caçador, designer de produto e Mestre em Ilustração o cartaz surge como a “reinterpretação do imaginário popular limiano”, tal como descreveu a autora na apresentação da sua obra:
"..através de uma ilustração de leitura fácil e eficaz, que permite tanto aos conhecedores desta secular tradição identificarem-se rapidamente com ela, como àqueles que vêm participar pela primeira vez, compreenderem do que se trata.
Assim, num primeiro plano, as cordas convergem para a parte mais importante da imagem: a Vaca (figura central da ilustração) e o olhar que é trocado entre este animal e o Homem (um olhar de desafio, ameaçador e medidor de forças).
Em segundo plano, surge outro elemento importante - a Ponte, que indica ao observador o contexto espacial em que a imagem se insere. Este monumento foi tratado com linhas simples e introduzidas pequenas personagens, representativas das multidões de espectadores que se reúnem anualmente neste local.
Por fim, para o fundo foi escolhido um vermelho vivo com o qual se pretendeu criar uma atmosfera de perigo e agressividade, mas também de alegria, excitação e adrenalina; sentimentos com que tradicionalmente se vive esta que é considerada uma das festas mais importantes do concelho de Ponte de Lima."
A festa da Vaca das Cordas realiza-se ao final da tarde, na véspera do Corpo de Deus, que este ano acontece a 14 de junho.