-
Município
-
Comunicação
-
Eventos
- III Ciclo de Concertos de Órgão | Refoios
III Ciclo de Concertos de Órgão | Refoios
Cultura
15 Jun
Adicionar a calendário
2025-06-15 17:00:00
2025-06-15 17:00:00
Europe/Lisbon
III Ciclo de Concertos de Órgão | Refoios
Evento
A 15 de junho de 2025, às 17h00, o Município de Ponte de Lima apresenta o III Ciclo de Concertos de Órgão, com Roberto Fresco (Órgão), na Refoios do Lima, com entrada livre.
Programa
Guy Bovet (1942)
Salamanca
Francisco Correa de Arauxo (1584-1654)
Tiento y discurso de segundo tono
Discurso de tiple de segundo por de solrre de treinta y dos
Alicia Díaz (1967)
“...recibiéndole el mar del alto vuelo”
Cristobal de San Jerónimo (s.XVII)
Tiento de tonadas
Guy Bovet
El Tango de los Tangos
Sebastián de Albero (1722-1756)
Intento
Ángel Oliver Pina (1937–2005)
Música para María Moliner
Evocación
Plegaria
Luigi Boccherini (1743-1805)
Fandango (transcripción de Ives Rechsteiner)
Roberto Fresco (órgão)
Roberto Fresco (Astorga, 1967) é organista titular da Catedral de Santa María la Real de la Almudena e professor de órgão no Centro Superior de Ensino Musical Katarina Gurska, em Madrid.
Iniciou a sua formação musical na sua cidade natal, prosseguindo os estudos no Real Conservatório Superior de Música de Madrid. Entre 1994 e 1996 estudou na Hochschule für Musik de Viena com Michael Radulescu, figura a quem deve grande parte da sua visão musical. No entanto, foi a organista espanhola Montserrat Torrent quem exerceu uma verdadeira influência sobre ele, tanto a nível interpretativo como pedagógico, especialmente no que diz respeito à música espanhola.
A sua carreira como concertista e professor levou-o por toda a Europa, Estados Unidos, América Latina e Ilhas Filipinas. Colabora regularmente com solistas e agrupamentos vocais e instrumentais, abordando repertórios que abrangem seis séculos de música para órgão. Realizou também diversas gravações discográficas, incluindo música antiga e música do século XX. Foi professor de órgão e cravo em vários conservatórios de Madrid, Salamanca e Palência.
É fundador e diretor da Academia de Órgão “Fray Joseph de Echevarría”, que decorre nos órgãos históricos da região de Tierra de Campos (Palência) e que tem como objetivo a promoção dos órgãos antigos espanhóis e de toda a literatura escrita para estes instrumentos. Neste mesmo âmbito, ocupa desde 2014 a cátedra de órgão dos Cursos Universitários Internacionais de Música em Compostela.
Partilhar