Município de Ponte de Lima Reforça Vigilância e Patrulhamento no Combate aos Incêndios Florestais

Proteção Civil
29 Julho 2020

O Município de Ponte de Lima vai reforçar o patrulhamento e a vigilância, em espaços rurais e florestais que apresentem risco mais elevado de incêndio.

Nos próximos dias o efetivo de patrulhamento e vigilância das autoridades será reforçado, através de sistemas de videovigilância de deteção de incêndios o que permitirá às Forças de Segurança e Policia Judiciária uma rápida intervenção.

Considerando que a maioria das ocorrências registadas, direta ou indiretamente, tem origem em comportamentos humanos, a autarquia apela aos cidadãos que assumam e pratiquem comportamentos que contribuam para a diminuição do risco de ignição, não usando fogo junto das áreas florestais e informando as Autoridades sobre qualquer situação suspeita.

De referir que no corrente mês em Ponte de Lima registaram-se mais de 40 ignições, o que representa mais de 500 hectares de área ardida.

O novo sistema de videovigilância para deteção de incêndios, representa um investimento municipal de cerca de 4 mil euros, e vai ser instalado já a partir da próxima semana em todos os acessos florestais do concelho, permitindo "detetar um incêndio, o infrator a atear o incêndio ou simplesmente fazer a monitorização das vias que dão acesso ao local e, através da identificação da matrícula chegar aos fogos", revelou o Eng.º Vasco Ferraz, Vereador responsável da Proteção Civil do Município de Ponte de Lima.