Visita ao Rio Lima – Empreitada de Proteção de Recursos Hídricos | Minimização dos Riscos de Cheias na Zona Norte

Autarquia
10 Julho 2020

Realizou-se no início do corrente mês uma visita à empreitada de Proteção de Recursos Hídricos, nas margens do Rio Lima, intervenção que teve como finalidade minimizar os riscos de cheias na zona norte.

O Executivo Municipal de Ponte de Lima acompanhou a Administradora da ARH do Norte, Dr.ª Inês Andrade, a um dos locais intervencionados, na freguesia da Correlhã, na sequência da empreitada de Proteção de Recursos Hídricos, concretizada ao abrigo do POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, no âmbito da Minimização dos Riscos de Cheias na Zona Norte.

A empreitada permitiu a concretização das intervenções que o Município de Ponte de Lima havia preconizado para o rio Lima em matéria de controlo da erosão/estabilização das margens, em extensões previamente identificadas em função da prioridade de intervenção, e da melhoria das condições de escoamento dos caudais de rio Lima, por via redução da densidade do coberto vegetal existente nas margens e nas zonas de sedimentação.

“Esta é uma candidatura que permitiu combater alguns fenómenos de erosão às margens do rio”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Ponte de Lima, Eng.º Victor Mendes. O autarca reconheceu que se tratou de um investimento significativo da APA, no sentido “de salvaguarda e valorização do rio Lima, à qual nos associamos no apoio técnico e logístico no sentido de salvaguardar e valorizar o principal recurso hídrico do concelho, o rio Lima.”

A empreitada cujo valor ascendeu aos 261.733,90€, foi a financiada a 85% pelo POSEUR, sendo que os restantes 15% foram suportados pela Agência Portuguesa do Ambiente, I.P.

A Administradora da ARH – Norte, Dra. Inês Andrade, salientou a importância desta intervenção, considerando que no mapa das zonas críticas do norte, as margens do rio Lima foram identificadas como zona crítica após as cheias de 2016, e ao abrigo desta candidatura foi possível efetivar este trabalho de melhoria das condições de escoamento dos caudais do rio Lima.”

As intervenções de controlo da erosão/estabilização de margens ocorreram numa extensão total de aproximadamente 400 metros lineares, divididos por três locais de intervenção, um Arcozelo, outro em Fontão e outro na Correlhã, tendo sido adotadas soluções à base de gabiões complementados com aplicação de estacaria viva.

empreitada_protecao_recursos_didricos_rio_lima_1
empreitada_protecao_recursos_didricos_rio_lima_2