Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Exposição de Pintura de Ana Torres em Ponte de Lima

Cultura
Exp pintura ana torres 1 1024 800
04 Março 2020

O Município de Ponte de Lima vai promover a Exposição de Pintura de Ana Pinheiro Torres intitulada «Obras 2017-2020», que contempla um notável conjunto de 19 obras reveladoras de uma técnica apurada e de um sentido estético muito particular.

A mostra apresentada por Ana Pinheiro Torres constitui uma espécie de narrativa, em versão pintura, de um processo de vida de natureza multidimensional, exibindo cores bem conseguidas e projetadas em cenários que transmitem uma completa e perfeita harmonia.

Trata-se de um trabalho muito rico ostentado através de aguarelas, gouache, acrílico e caneta, que proporcionarão aos visitantes a observação de um conjunto de propostas que os conduzirão para patamares sublimes de criatividade e sentimentos de exaltação.

A inauguração acontece no dia 27 de março de 2020, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal de Ponte de Lima e estará patente até 31 de maio de 2020.

Entrada livre.

Sobre a artista:

Ana Margarida de Castro Feijó Pinheiro Torres, é natural do Porto, com ascendência limiana.

Profissional com mais de 11 anos de experiência como Curadora e Programadora Cultural, licenciada em Arte, com especialização em Conservação de Museus e de Edifícios Históricos, pela Escola das Artes – Universidade Católica, do Porto. Também tem experiência nas áreas Administrativa e Comercial dos sectores têxtil, cerâmica, design de moda e design gráfico, entre outros.

Criadora do projeto de curadoria "Galeria Round the Corner", no Teatro da Trindade, em Lisboa, e que funcionou de 2008 a 2014.

De 2014 a 2018 exerceu funções Conservadora da Coleção da FUNDAÇÃO INATEL, Instituição Cultural com uma coleção de objetos históricos datando de 1935 à atualidade.

Teve como principais atividades e responsabilidades a experiência de curadoria de exposições temporárias: "O Teatro da Trindade na obra de Rafael Bordallo Pinheiro" e "Eça in Caricatura" (parceria com o Museu Nacional da Imprensa). Comissária da Exposição "Tempos Livres – Fundação Inatel na génese do Turismo Social em Portugal", comemorativa do Centenário do Turismo em Portugal e integrada na celebração do 75º aniversário da instituição.

Colaborou na Gestão de Coleções: responsabilidade por aspetos da gestão da recolha, incluindo: o cuidado e a gestão das coleções, abrangendo questões como documentação, armazenamento, conservação e empréstimos. A manutenção das normas de cuidados de recolha e documentação exigidas tanto para o estatuto de museu acreditado.

É Pintora, tendo a mais recente exposição individual sido realizada na Casa das Artes, no Porto, entre novembro e dezembro de 2019.

É, acima de tudo, uma pessoa criativa, fortemente motivada para o trabalho colaborativo e para a importância social dos recursos partilhados, esforçando-se por implementar estes valores em todos os projetos e todas as atividades da sua vida pessoal e profissional.