Passar para o Conteúdo Principal Top
Logótipo

municipio

Residência artística única em Portugal – III Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima | "Caminho Português de Santiago" – 16 a 20 de Dezembro –Teatro Diogo Bernardes

Cultura
Enc mus medieval banner 1 1200 800 1 1200 800 1 1024 800
17 Dezembro 2019

A partir de segunda-feira, 16 de Dezembro e até à próxima sexta-feira, dia 20, data em que se realizará o concerto resultante da mesma, na Igreja Matriz de Ponte de Lima, às 22h00, reúnem-se em residência artística, a única em Portugal dedicada à música medieval, mais de uma dezena de músicos especialistas no Teatro Diogo Bernardes, local que servirá para o estudo, interpretação e preparação do espectáculo final, com base em códices medievais, no que se denomina genericamente por música historicamente documentada.

O III Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima “Caminho Português de Santiago” é um projecto artístico pioneiro em Portugal, que procura impulsionar o tecido artístico nacional em parceria com o tecido artístico transnacional, através da criação de um Encontro Anual para o trabalho de reconstrução musical do repertório medieval. Tem como duplo objectivo, a dinamização do património intangível constituído pelas fontes musicais e do património românico, que é o cenário da formosa Igreja Matriz de Ponte de Lima.

Depois do sucesso da 1.ª e 2.ª edições, que viram nascer o Ensemble “Na Rota do Peregrino”, o III Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima “Caminho Português de Santiago” reunirá 10 músicos profissionais de Portugal, Espanha e Eslovénia, estreando uma nova interpretação do drama litúrgico “Ludus Danielis”, do século XIII. A residência artística de criação terá lugar entre 16 e 20 de Dezembro de 2019, no Teatro Diogo Bernardes e o resultado será um concerto único, dia 20 de Dezembro pelas 22h00, na medieval Igreja Matriz de Ponte de Lima, para celebrar o período da Natividade.

O III Encontro de Música Medieval de Ponte de Lima "Caminho Português de Santiago" é um projeto sob direcção artística de Maurício Molina (City University of New York) e direcção geral de Daniela Tomaz (Ensemble Med), promovido pel’O Corvo e a Raposa Associação Cultural, em parceria com o Município de Ponte de Lima, o Teatro Diogo Bernardes e o Conselho Paroquial para os Assuntos Económicos e com o apoio da Direção Regional de Cultura do Norte.

O estudo do presente ano terá por base o Ludus Danielis – o Drama Litúrgico de Daniel (Séc. XIII), um drama litúrgico de princípios do século XIII baseado no livro bíblico de Daniel. A obra, compilada em latim por estudiosos da Catedral de Beauvais, para ser interpretada dentro da igreja durante a época de Natal, está escrita principalmente em versos com melodias para solistas, grupos de cantores e coro.

Ainda que Ludus Danielis esteja pensado para ser interpretado dentro da igreja, a obra possui uma construção poética elaborada, com corais festivos, que nos remetem ao mundo da ópera, sendo mesmo considerada a ópera mais antiga da História.

Será a primeira vez em Portugal que se interpretará a ópera mais antiga da História, no concerto a realizar na Igreja Matriz de Ponte de Lima, com entradas gratuitas, às 22h00 do dia 20 de Dezembro.